quarta-feira, 6 de julho de 2022

Conheça a história do futebol no Brasil e sua expansão pela região Sudeste do país

 

 

O futebol em sua forma atual surgiu na Grã-Bretanha, em meados do século XIX. Mas o futebol como esporte tem um longo passado. A referência mais antiga encontrada na história é de 1314, isso significa mais de 1.000 anos em que o jogo é parte da sociedade moderna. 

Jogado pela primeira vez no Brasil em 1864 por navegadores britânicos, foi introduzido apenas 30 anos depois, em 1894 por um inglês nascido no Brasil chamado Charles Miller. Era restrito a clubes privados, urbanos e amadores, e os jogadores eram principalmente nascidos na Europa. 

Com o tempo, à medida que o esporte se espalhou para áreas suburbanas habitadas por pessoas de origens de classe baixa, surgiu a cultura e o amor do brasileiro pela bola. Em 1898, foi criado o primeiro time de futebol na escola Mackenzie, em São Paulo. A transição de um jogo exclusivo da elite para uma instituição nacional reflete décadas de mudanças nas relações sociais no país, e a criação de um simbolismo popular e o status de paixão nacional. 

A ascensão do futebol no Sudeste

As primeiras partidas entre Rio de Janeiro e São Paulo aconteceram em 1901. Em 1902, foi disputado o primeiro Campeonato Paulista e os sport beats começaram no país, mas foi só em 1906 que o futebol brasileiro foi observado pelo mundo: o time paulista disputou sua primeira partida oficial internacional. 

Em 1925, o Brasil participa de 10 jogos na Europa e vence 9 deles. Em 1930, Jules Rimet organiza a primeira Copa do Mundo no Uruguai. Os dribles e o jogo bonito se tornaram uma marca brasileira desde cedo. A Copa do Mundo começou a ser jogada a cada 4 anos e permitiu que o Brasil afirmasse seu domínio. 

Em relação aos clubes nacionais, a história diferiu para cada um. Conheça como e quando se formaram os grandes clubes do Sudeste:

Minas Gerais

Clube Atlético Mineiro — Fundação: 25 de março de 1908

O Atlético-MG foi fundado por estudantes em Belo Horizonte, e apesar de ter fundadores da classe alta, o clube abriu imediatamente suas portas para jogadores de todas as classes sociais, firmando-se como um "clube do povo".

Cruzeiro Esporte Clube — Fundação: 2 de janeiro de 1921

O Cruzeiro foi fundado por colonos italianos como Societá Sportiva Palestra Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Itália era inimiga, o time mudou seu nome para Cruzeiro Esporte Clube. As cores iniciais do clube, verde-branco-vermelho, cores da bandeira italiana, mudaram para azul e branco.

Rio de Janeiro

Clube de Regatas Vasco da Gama — Fundação: 20 de agosto de 1898

O Vasco da Gama foi fundado por imigrantes portugueses em homenagem ao famoso navegador lusitano, mas foi um dos primeiros clubes a defender a permanência de jogadores negros no futebol profissional. 

Clube de Regatas Flamengo — Fundação: 17 de novembro de 1895

O Flamengo foi fundado como um clube de remo com sede oficial no Estádio da Gávea para se tornar um dos maiores clubes do mundo, mas até hoje, joga a maioria de suas partidas no estádio municipal do Maracanã.

Fluminense Football Club — Fundação: 21 de julho de 1902

No começo, as cores oficiais do Flu eram branco e cinza, e o clube recebeu o apelido de pó de arroz no ano de 1914. A saída de 9 jogadores do Fluminense, que foram diretamente jogar no Flamengo, deu origem ao clássico Fla-Flu, até hoje uma das maiores rivalidades futebolística do Brasil.

Botafogo de Futebol e Regatas — Fundação: 12 de agosto de 1904

Resultado da fusão dos dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. Os dois clubes tinham sua sede no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro e se fundiram após uma partida entre os dois times.

São Paulo

Sport Clube Corinthians Paulista — Fundação: 1 de setembro de 1910

O Corinthians recebeu o nome do clube inglês Corinthians FC, que na época fazia uma turnê promocional pelo Brasil e impressionou muito ao vencer todas as suas partidas. 

Santos Futebol Clube — Fundação: 14 de abril de 1912

O melhor jogador do Santos de todos os tempos é, claro, Pelé, que se juntou ao time principal aos 15 anos em 1956, e, por isso, o Santos conquistou inúmeras copas brasileiras e internacionais na década de 1960. Graças a esse apogeu, foi o time de futebol de maior sucesso no Brasil por décadas. 

Sociedade Esportiva Palmeiras — Fundação: 26 de agosto de 1914

O Palmeiras foi fundado com o nome Palestra Itália. Em 1942, no entanto, o nome foi alterado porque sua identidade italiana estava associada às potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. 

São Paulo Futebol Clube — Fundação: 25 de janeiro de 1930

Cinco anos após sua fundação, o clube encerrou suas atividades no futebol, quase causando sua desaparição. Mas no fim do mesmo ano, em dezembro de 1935, o time retomou suas atividades, dando origem a um dos clubes mais vitoriosos do Brasil.

Fonte: CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page