sexta-feira, 26 de junho de 2026

André Marques é o novo diretor executivo de marketing do São Paulo

 Profissional tem passagens por grandes agências e pela operação do TikTok na América Latina 

O São Paulo Futebol Clube anuncia André Marques como seu novo diretor executivo de marketing. Com uma trajetória consolidada no mercado de comunicação, publicidade e branding, o executivo chega ao Tricolor com a missão de fortalecer a marca São Paulo, ampliar oportunidades comerciais e contribuir para a estratégia de crescimento institucional do clube rumo ao seu centenário.

Com mais de 18 anos de experiência no mercado, André Marques construiu uma carreira marcada pela liderança criativa em algumas das principais empresas e agências do país. Antes de chegar ao clube, foi responsável pela expressão da marca TikTok no marketing B2C da América Latina, participando do desenvolvimento de campanhas premiadas internacionalmente.

Em sua trajetória, também acumulou passagens por empresas e grupos como WMcCann, Africa, Publicis e Full Jazz, além de ter atuado como sócio e Chief Creative Officer (CCO) da agência Zmes. Reconhecido pelo perfil estratégico e criativo, André possui mais de uma centena de premiações nacionais e internacionais em seu currículo, incluindo conquistas no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, uma das mais importantes premiações da indústria global de comunicação.

"Assumir a diretoria de marketing do São Paulo é uma honra e uma responsabilidade enorme. O clube possui uma das marcas mais fortes do esporte brasileiro, uma história única e uma torcida apaixonada. Meu objetivo é contribuir para fortalecer essa conexão com os torcedores, ampliar a relevância da marca dentro e fora do futebol e desenvolver projetos que gerem valor para o clube, seus parceiros e sua comunidade”, comenta André.

Harry Massis, presidente do São Paulo, destaca a importância da vinda do profissional para o clube. "Estamos muito felizes em contar com o André em nosso time. Sua trajetória reúne criatividade, visão estratégica e experiência em grandes marcas nacionais e globais. O São Paulo vive um momento de transformação, e acreditamos que sua chegada será fundamental para fortalecer nossa presença de mercado, ampliar receitas e preparar o clube para os desafios e oportunidades dos próximos anos."


quinta-feira, 25 de junho de 2026

#TBT Dia Mundial de Conscientização do Autismo: clubes brasileiros realizam ações em prol da comunidade

Estádios oferecem espaços adaptados, protetores auriculares e equipes especializadas para acolher pessoas com TEA


No dia 02 de Abril , é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A inclusão dessa comunidade tem se tornado cada vez mais presente nos estádios brasileiros. Devido ao alto nível de ruído das torcidas, pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem enfrentar desconforto nos ambientes do principal esporte do país. Diante disso, diversos clubes têm investido em salas sensoriais e iniciativas específicas para que esse público consiga acompanhar as partidas com mais bem-estar.


O Allianz Parque, casa do Palmeiras, conta com uma sala sensorial para atender pessoas neurodivergentes em momentos de desregulação. O local apresenta isolamento acústico, kit sensorial com abafador de ruído e óculos escuros. O atendimento é realizado no setor 117 da arena, no andar térreo, lugar estratégico com fácil acesso para todos os visitantes do lugar.


A sala sensorial oferece controle de estímulos, com luz, som e tato adequados para a comunidade autista. Equipamentos adaptados para as pessoas neurodivergentes, como parede de escalar, balanços, piscina de bolinhas, puffs, coletes e almofadas, também estão presentes no local. O principal objetivo do espaço é dar o conforto necessário para atender os visitantes e fazer com que os fãs retornem para acompanhar o espetáculo o quanto antes.


O novo espaço oferece proximidade aos ambulatórios do andar térreo, além de acesso rápido, sem necessidade de uso do elevador. Com, no mínimo, três terapeutas especializados em dias de jogos e shows, a sala sensorial tem o objetivo de acolher as pessoas neurodivergentes em momentos de crise. Após o atendimento, os fãs são direcionados a voltar aos seus respectivos setores da arena para acompanhar o evento de maneira integral.


O Cuiabá, em parceria com o governo mato-grossense, realiza constantemente ações na Arena Pantanal voltadas à comunidade. Na estreia do clube na Série B contra o Sport, pessoas com TEA puderam se inscrever para o sorteio de vagas do chamado “Camarote dos Autistas", um espaço com estrutura voltada à redução de estímulos sensoriais e maior conforto durante a partida.


No interior de Minas Gerais, o Inter de Minas fundou um projeto social que atende atualmente cerca de 500 crianças e adolescentes e também conta com atletas autistas integrados às suas atividades, reforçando o compromisso com a diversidade. O clube dispõe aulas de futebol para os jovens. Em parceria com o Flamengo, o Inter de Minas amplia suas oportunidades de formação e desenvolvimento, mantendo um modelo que prioriza não apenas o rendimento esportivo, mas também o crescimento humano e social dos jovens, em um ambiente que valoriza o respeito às diferenças e o acolhimento.


Já o Fortaleza disponibiliza protetores auriculares para torcedores com diagnóstico de autismo, como forma de tornar a experiência nos jogos mais confortável. Para utilizar o item, é necessário fazer a solicitação com antecedência de até um dia antes das partidas. Thiago Fujita, diretor do Departamento de Responsabilidade Social do clube, comenta a relevância do esporte como ferramenta de inclusão.


“O acesso ao estádio precisa ser pensado para todos, respeitando as particularidades de cada torcedor. Quando adotamos medidas como essa, estamos ampliando as possibilidades de participação e garantindo que mais pessoas consigam aproveitar o ambiente do futebol com tranquilidade. A inclusão passa por entender essas necessidades e agir de forma prática”, afirma Thiago Fujita.


No sul do país, dois clubes tradicionais e campeões nacionais, Internacional e Juventude, também desenvolvem iniciativas consistentes voltadas à inclusão de pessoas autistas no futebol.


O Juventude tem investido em iniciativas voltadas à inclusão, oferecendo um camarote exclusivo para famílias com integrantes no espectro autista. O clube também disponibiliza fones redutores de ruído durante as partidas e desenvolve ações voltadas à comunidade, como a criação de uma torcida organizada formada por pessoas com autismo, buscando proporcionar um ambiente mais acolhedor e acessível no estádio.


Segundo o diretor social do clube, Fabiano Pizetta, o projeto é fruto de um trabalho contínuo de escuta e adaptação. “Entendemos que inclusão não é só abrir espaço, mas garantir que essas pessoas se sintam confortáveis e pertencentes. Nosso camarote adaptado já existe há pelo menos dois anos e está em constante reforma para melhor acolher os autistas. Pensamos em cada detalhe, desde o ambiente até o suporte oferecido às famílias, para que a experiência no estádio seja positiva e segura para todos”, destacou.


E o Internacional formalizou o projeto Autistas Colorados, responsável pela criação de uma sala inclusiva no estádio Beira-Rio, pensada para oferecer um ambiente adaptado e mais confortável em dias de jogo, além da realização de encontros com famílias e especialistas, bem como da capacitação de colaboradores para um atendimento mais acessível. O clube também promove ativações de conscientização com atletas e desenvolve experiências específicas para esse público, como visitas guiadas e ações educativas, reforçando o compromisso com uma cultura mais inclusiva dentro e fora do futebol.


“Buscando excelência na acessibilidade, nosso objetivo é garantir que pessoas com TEA e suas famílias se sintam acolhidas em todos os espaços do clube. A inclusão não pode ser tratada como algo pontual, ela precisa fazer parte da rotina, com escuta, adaptação e iniciativas que realmente façam diferença na experiência dessas pessoas”, afirma Tamarisa Lopes, Diretoria Feminina e de Inclusão do clube.

WSL anuncia GWM como nova parceira para a temporada

 

Montadora fecha pela primeira vez uma parceria esportiva no Brasil e, de forma inédita no país, premiará com um Tank 300 o atleta com a maior somatória de nota das finais em Saquarema


image.png

Lucas Coelho, Diretor de Marketing da GWM Brasil, Diego Fernandes, COO da GWM Brasil, e Ivan Martinho, presidente da WSL América Latina

CLIQUE AQUI PARA MAIS IMAGENS

SÃO PAULO, São Paulo, Brasil (25 de junho de 2026) A GWM Brasil será a nova patrocinadora da WSL, liga mundial de surfe, durante a temporada. A parceria inclui presença no VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero e no Banco do Brasil São Sebastião Pro, etapas brasileiras do Championship Tour e do Challenger Series, fortalecendo a conexão da montadora com o universo do surfe e dos esportes ao ar livre. A parceria também premiará com um carro, pela primeira vez na história de uma etapa brasileira, a maior somatória, entre homens e mulheres, da final em Saquarema.


Fundada em 1984, a GWM se consolidou com uma forte atuação em SUVs, picapes, tecnologia, eletrificação e mobilidade inteligente. No mercado brasileiro desde 2023, a companhia vem ampliando sua presença industrial e comercial no país com foco em inovação e estratégia multienergia.


O modelo conectado à parceria com a WSL será o GWM Tank 300, primeiro plug-in híbrido flex do mundo, um SUV 4x4 premium que reúne atributos ligados à aventura, exploração, performance e lifestyle outdoor, conceitos alinhados diretamente ao universo do surfe.


A montadora tem uma relação com a Liga desde 2022, quando assumiu o posto de Parceira Automotiva Oficial da WSL na Austrália. Desde então, a marca expandiu sua atuação e atualmente dá nome à “Tríplice Coroa Australiana”, premiação destinada aos surfistas com melhor desempenho nas etapas australianas do Championship Tour.


Nesta temporada, os brasileiros Luana Silva e Gabriel Medina conquistaram o título da etapa australiana e receberam veículos off-road de luxo da marca como premiação, entre eles o Tank 300. 


“É uma grande satisfação contar com a GWM ao lado da WSL Brasil. A marca chega ao circuito com uma proposta moderna, inovadora e totalmente conectada ao lifestyle do surfe. Essa parceria fortalece ainda mais a experiência dos nossos eventos e aproxima a Liga de empresas que enxergam no esporte uma plataforma estratégica de conexão com o público”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL América Latina.


No mercado brasileiro, a GWM vive um momento de expansão acelerada. Um dos principais destaques da operação é o Haval H6, líder entre os SUVs híbridos no país e modelo produzido na fábrica de Iracemápolis (SP), a primeira unidade industrial da marca nas Américas. A operação faz parte do plano de investimentos de R$10 bilhões da companhia no Brasil até 2032.


A conexão da marca com o surfe brasileiro começou com o atleta Lucas Chumbo, parceiro da GWM no Brasil e um dos principais nomes das ondas gigantes no mundo. O surfista, que utiliza o GWM Tank 300 como seu veículo no dia a dia, já protagonizou diversas ações com a marca, reforçando atributos como resistência, aventura e performance.


“Estar ao lado da WSL Brasil reforça a conexão da GWM com o universo do surfe e consolida nossa presença ao lado de grandes nomes do esporte, como Lucas Chumbo, embaixador do GWM Tank 300 e campeão mundial de ondas gigantes da WSL. O surfe traduz atributos que fazem parte da essência da nossa marca, como aventura, alta performance e precisão, além de ampliar nossa conexão com um público que valoriza inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essa parceria reforça o posicionamento da GWM no Brasil em um território totalmente alinhado aos valores e à estratégia de crescimento da marca no país”, ressalta Lucas Coelho, diretor de Marketing da GWM Brasil.


Além disso, a montadora estará presente como patrocinadora na cobertura de mídia e formatos interativos em todas as etapas do calendário 2026 da WSL, que encerra em 11 de dezembro no Hawai (Pipe Masters).


Sobre a WSL


A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.


Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


Sobre a GWM

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a terceira maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 28 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 150 países e regiões, 80 mil colaboradores e 13 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos em quatro países.

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page