terça-feira, 5 de maio de 2020

FFERJ libera clubes para voltarem a treinar, mas governo e prefeitura do Rio vetam

Após o Ministério da Saúde e o presidente Jair Bolsonaro se manifestarem a favor da volta do futebol, a Federação de futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou neste domingo um comunicado (veja na íntegra no fim da matéria) autorizando os clubes a retomarem os treinos em seus centros de treinamento durante a pandemia do coronavírus, desde que atendam aos três pilares abaixo:

- comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes;
- obediência às determinações governamentais;
- seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva;

A resolução publicada pela entidade, assinada pelo seu presidente, Rubens Lopes, deixa agora a decisão com cada clube em consenso com seus respectivos jogadores. Porém, mesmo que algum time queira, ainda não será permitido voltar a treinar nos CTs, pelo menos até o dia 11 de maio. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro vetaram a liberação.

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, a prefeitura informou, através de sua assessoria de imprensa, que não autoriza o retorno aos treinos nos centros de treinamento e alegou que esta semana será a mais preocupante na cidade com relação ao número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Veja abaixo o posicionamento:

"A Prefeitura não autoriza. A Prefeitura entende que isso significa toda uma estrutura de trabalho envolvida e, em ondas, vai aumentar a aglomeração. O prefeito deu entrevista nesta tarde e alertou que esta é uma semana decisiva porque vamos receber, pelo município, equipamentos que a Prefeitura havia comprado para a saúde em agosto de 2019, incluindo os essenciais respiradores (que somam 806). Mas o estado e o governo federal não terão por agora a leva de equipamentos que compraram. As curvas aumentam e a população precisa atentar e ficar em casa porque será a semana mais preocupante agora".

Também procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do governo ressaltou que as medidas restritivas no estado foram prorrogadas até o dia 11 de maio. Veja abaixo o posicionamento:

"Para conter a propagação da Covid-19, o decreto 47.052, que prorroga as medidas restritivas até o dia 11 de maio, suspende a frequência de pessoas em espaços que possam gerar aglomerações. A recomendação é que a população se mantenha em distanciamento social".

Questionada se os CTs se enquadram dentro da descrição de "espaços que possam gerar aglomerações", a assessoria respondeu que sim.

A pressão do governo federal pela volta dos jogos de futebol e a sugestão da CBF do dia 17 de maio como data para o reinício dos campeonatos no Brasil encontram resistência entre autoridades estaduais – do futebol e da saúde. Com a pandemia do novo coronavírus espalhada pelo país, ainda sem chegar ao pico, tudo indica que não será possível tirar tão cedo do papel ou do discurso essas ideias de retorno aos gramados.

Veja a resolução da Ferj:



Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page