terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Renata Borba e Luciano Pedrosa conquistam o 3º dan em exame de graduação Internacional

 Aconteceu no domingo, o exame internacional de karatê kyokushin matsuhima com shihan Klaus Rex que veio diretamente da Dinamarca para examinar os mais de 50 candidatos à tão sonhada faixa preta e graduações posteriores.  A campeã mundial Renata Borba e o coach campeão Luciano Pedrosa também estavam presentes e prestando exame para o 3° dan internacional.

Renata e Luciano, completaram o tempo mínimo da graduação de 2º dan e já estavam aptos à próxima etapa. O exame é muito rigoroso, e leva os participantes ao limite da força física e mental, mas também prioriza o conhecimento, onde é avaliado se o candidato compreende tudo aquilo que aprendeu até ali.

Renata Borba prestou exame.

Além da parte técnica, com kata, idogeiko, kihon, é avaliado também a parte física e de força e por fim as lutas. Os senseis Renata e Luciano fizeram 45 lutas, terminando assim o exame que durou aproximadamente 7 horas. No fim shihan Klaus Rex anunciou quem havia se graduado, estando entre eles, Renata e Luciano.

“O exame é desgastante. Eu mesma lutei contra muita câimbra do início ao fim, mas foi a experiência mais incrível que já tive. Me graduar com alguém que treinou diretamente com Sosai Oyama e obter conhecimentos que levarei para todos os meus alunos, porque é por eles que eu estava ali. “ ressalta Renata.

O sensei Luciano contou que sofreu também no fim das lutas que exigiram muito do físico dele, mas que estava extremamente feliz por esse momento único. Ele agradeceu a todos pelo apoio e energia: “Depois de duas cirurgias, eu estava ali de novo, me desafiando, acreditando, e isso vale muito a pena. O karate é minha vida”, afirmou. Renata e Luciano são oficialmente 3° dan da Organização Internacional IKO Matsushima, conceituada e respeitada em todo mundo.

FONTE; LAFAIETE AGORA

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page