quinta-feira, 10 de novembro de 2022

É obrigatório dar folga nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo?

 

 

A Copa do Mundo é um dos eventos mais aguardados por milhões de habitantes de várias nacionalidades ao longo de todo o planeta Terra. Para os brasileiros, esse é um dos momentos mais esperados, especialmente porque será possível ver o time da seleção brasileira em campo.

No entanto, a Copa do Mundo de 2022, que será seriada no Qatar, acontecerá entre os meses de novembro e dezembro. Essa não é uma data típica para que os jogos ocorram.

Tradicionalmente, como muitos podem saber, os jogos acontecem no meio do ano. Contudo, devido à localização, houve a mudança de data, uma vez que o Qatar se encontra em uma região desértica que conta com altas temperaturas no meio do ano. Com a  nova data, muitos brasileiros estarão de serviço durante os jogos da Copa.

Assim, será que as empresas e os empregadores têm a obrigação de liberar os seus funcionários em dias de jogos do Brasil? 

A Copa do Mundo de 2022 no Qatar representa a vigésima segunda edição do evento, que começa no dia 20 de novembro e termina próximo ao Natal, no dia 18 de dezembro.

No grupo do Brasil, o grupo G, estão as seleções dos países da Sérvia, Camarões e Suíça.

O primeiro jogo da seleção brasileira será contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, no horário das 16h. O próximo jogo será contra a Suíça, no dia 28 de novembro, às 13h. Por fim, o terceiro e último jogo acontece no dia 2 de dezembro, às 16h.

Todos os horários levam em consideração o horário oficial de Brasília. Para passar para a próxima fase, o Brasil precisa estar em primeiro ou segundo lugar em seu grupo, visto que os dois últimos países são eliminados.

No Brasil, será possível assistir os jogos pela TV aberta pela Globo, detentora dos direitos de transmissão, ou por canais fechado da empresa, como o SporTV.

É obrigatório dar folga nos dias de jogos do Brasil?

Essa é uma dúvida comum de muitos trabalhadores. Dessa maneira, é importante destacar que, de acordo com a legislação brasileira, não existe nenhuma obrigatoriedade de liberar os trabalhadores em razão dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Por esse motivo, pode ser que os funcionários precisem trabalhar enquanto os jogos acontecem.

Vale a pena lembrar que, caso o trabalhador simplesmente decida faltar, isso poderá incorrer como falta ao trabalho.

Assim, o trabalhador estará sujeito a sofrer sanções como descontos na folha de pagamentos ou outras sanções disciplinares, como é o caso, por exemplo, das advertências.

As empresas ou empregadores podem liberar os funcionários, se quiserem, mas não são obrigadas a fazer isso. No entanto, é possível que a empresa proponha algum acordo, como a compensação da jornada de trabalho. Isso ocorre porque, já que os jogos acontecem em horário comercial, existe a possibilidade de pagar as horas em outro momento.

Mas tudo isso deve ser firmado em um acordo. Recomenda-se que os empregadores ou companhias avisem aos seus funcionários a respeito do posicionamento com antecedência.

Fonte: CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page