A torcida do Vasco passou o sábado mobilizada em prol da associação em massa ao plano de sócio-torcedor do clube.
Conseguiu 851 adesões num só dia e mostrou que optou pelo resgate de sua história.
Dados do "Torcidômetro" mostram que os "adeptos" vascaínos eram 9.439 em janeiro, passaram para 15.849 em julho e agora chegaram aos 25.463 ativos.
É metade dos 50 mil desejados pela diretoria, mas já aponta um crescimento de 269% desde o início do ano.
E reparem que a meta estabelecida é pequena em se tratando de uma torcida com mais de sete milhões de apaixonados espalhados pelo mundo.
No entanto, quem conhece a história da instituição sabe que os capítulos mais bonitos foram escritos por rostos anônimos.
Por isso, o gesto deste final de semana soa emblemático.
Talvez seja essa a grande notícia de um domingo em que os vascaínos celebram os vinte anos da conquista da Libertadores.
Os torcedores entenderam o papel deles no processo de reerguimento administrativo e financeiro, e a expectativa agora é animadora.
Principalmente porque a adesão reflete o maior engajamento dos vascaínos com os canais de comunicação do clube.
NUMERALHA
Desde a eleição em 19 de janeiro a 31 de julho, houve incremento de 78.895 (57%) no número de espectadores do canal do clube no Youtube.
Saiu de 139.104 inscritos no início do ano para 217.999.
No Instagram, o crescimento foi de 19%, com mais 99.598 torcedores conectados - pulou de 519.598 para 619.196.
No Twitter, o perfil ganhou novos 141.928 seguidores, e o crescimento de 7% (2.012.759 para 2.154.687) foi muito festejado.
Segundo dados do site Deportes & Finanzas, em novembro o Vasco sequer aparecia entre os 20 primeiros da América Latina em interações com torcedores.
Hoje é o segundo do ranking, atrás apenas do Flamengo, que já há alguns anos investe fortemente na comunicação pelas mídias sociais.
A métrica é importante no trabalho de captação de patrocínio no mercado publicitário e será um diferencial na disputa por uma fatia do bolo em novembro .
Bruno Maia, jovem vice-presidente de marketing, explica que no segundo semestre o foco da comunicação estará na melhora do desempenho pelo Facebook.
O crescimento neste canal nos últimos sete meses foi apenas de 1%: saiu de 3.095.715 para 3.112.772, com apenas 17.057 novos seguidores.
De qualquer maneira, com o aumento da interatividade nos diversos canais, o Vasco passou a ser percebido de outra forma.
E reaproximação permitiu a criação de novos produtos licenciados.
Segundo Carlos Costa, o diretor de marketing, os 28 que estavam na "prateleira" em janeiro se transformaram em 39 - e o viés é de alta.
Ou seja: o Vasco entendeu que não há outro caminho para sua volta aos melhores dias senão aquele que passa pelo cotidiano de seus verdadeiros donos...
Fonte: Blog Futebol, Coisa & Tal - Extra Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário