domingo, 15 de janeiro de 2023

Mentes Brilhantes: Projeto ofertou aulas de xadrez gratuitas para jovens de três regiões de Congonhas

Alunos de três diferentes bairros de Congonhas tiveram, nos últimos meses, a oportunidade de desenvolverem seu raciocínio e concentração através de aulas gratuitas de xadrez. A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, por meio da Diretoria de Esportes firmou parceria com a Associação Argos e com a Secretaria Municipal de Educação e de Assistência Social, através dos telecentros para levar até aos jovens o projeto Xadrez Mentes Brilhantes.

O projeto foi destinado para atender crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos de idade e, ao todo, houveram 112 participantes. O Diretor de Esportes da Prefeitura de Congonhas ressaltou a importância do xadrez para o aprimoramento das funções cognitivas dos praticantes. “Este jogo desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de formar estratégias, melhora a concentração na hora de estudar e de fazer leituras das crianças e contribui não só na escola como na vida de um modo geral e na prática de outros esportes”, comentou.


As aulas aconteceram em escolas dos bairros Pires, Alvorada e no telecentro do Joaquim Murtinho. Todos os alunos ganharam uniformes que foram cedidos pela empresa Vale por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte e um tabuleiro com todas as peças para poder jogar em casa com a família e os amigos. A aula final do projeto aconteceu no Joaquim Murtinho na sexta-feira, 06 de janeiro onde 30 crianças foram atendidas.
E não foram apenas as crianças que saíram contentes deste projeto, mas também os pais. Maria de Paiva, vendedora autônoma e moradora do Murtinho colocou seu casal de filhos no projeto. A menina Melissa de 11 anos e o menino Heitor de 7 anos. E ela conta que xadrez vai ajudar muito os seus filhos. “Eu falei com meu esposo: eu vou colocar os meninos pra eles terem facilidade de memória e pra eles terem raciocínio rápido porque eu acredito que o xadrez traz isso. Acho que a bagagem mais direta é essa. Que futuramente eles vão precisar de prestar o vestibular. Vai precisar de capacidade de memória e mais também para eles participarem, porque a gente já mora aqui. eu quero que eles socializem com as pessoas”, finaliza.

Por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas
Fotos: Reinaldo Silva e Robson Henrique

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page