terça-feira, 1 de novembro de 2022

Cultura e entretenimento: jogos online que retratam a alegria do carnaval brasileiro

 Foto: Reprodução/FreePik 

Uma das festas mais populares do mundo ocidental, o carnaval é uma forma de expressão cultural que envolve vários ritmos e influências. Apesar de remontar à Idade Média, com raízes europeias, é praticamente impossível não conectar o evento com o Brasil.

Influenciado por ritmos como maracatu, frevo e samba, o carnaval transformou-se em um movimento popular da cultura brasileira a partir dos anos 1920 e não demorou muito para que blocos de rua e desfiles de escolas de samba ganhassem os holofotes do mundo.

Em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), aproximadamente 100 mil turistas estrangeiros desembarcaram na capital fluminense para participar do evento carioca.

Não por acaso, nos últimos anos a festa brasileira tem sido um tema muito explorado pela indústria do entretenimento no exterior, principalmente no setor de jogos online. Sendo que, independentemente da plataforma ou gênero, há vários exemplos de jogos com a temática carnaval que fazem muito sucesso no segmento.

Dessa maneira, na sequência, vamos destacar três títulos de tema carnaval com propostas de jogabilidade completamente distintas e uma característica adicional em comum: prestar uma bela homenagem ao evento brasileiro.

Street Fighter V

Uma das franquias de jogo de luta mais bem-sucedidas em todos os tempos, Street Fighter quase sempre manteve uma forte conexão com o Brasil. Tudo começou com o personagem Blanka, que apareceu pela primeira vez em Street Fighter II, no início dos anos 1990.

Na década passada, foi a vez do avatar Laura ganhar os holofotes dos brasileiros na franquia. No jogo Street Fighter V, disponível para consoles e PC, Laura é uma carioca especialista em jiu-jitsu, arte marcial com competição profissional de alto nível em solo nacional.

Como não poderia ser diferente, o cenário oficial de Laura é baseado no Rio de Janeiro e traz consigo traços relevantes da cultura local. Um deles é o carnaval carioca, que está muito bem representado no game por típicas passistas de escola de samba.

Carnaval Jackpot

No segmento de caça-níquel online, poucos são os jogos que retratam tão bem a diversidade e a alegria dessa festa popular brasileira como a slot de vídeo Carnaval Jackpot. Disponível no mercado brasileiro via sites de cassino online, esse jogo apresenta fantasias bem detalhadas, instrumento musical, adereços multicoloridos e, como não poderia faltar, muito samba entre uma rodada e outra!

Além disso, o jogo é compatível com praticamente todos os dispositivos móveis modernos e ainda apresenta potencial máximo de pagar 4.000 vezes a aposta base. Contudo, a grande cereja do bolo fica por conta do tão aguardado jackpot, capaz de render premiações significativas aos jogadores.

Produzido com a versão HTML5 e pronto para aproveitar o melhor da tecnologia 5G, Carnaval Jackpot está disponível tanto para dispositivos móveis quanto para computadores que têm como sistema operacional Android, Windows ou iOS.

Angry Birds Rio

Angry Birds Rio é um game que combina dois elementos de sucesso: a franquia Angry Birds, uma das mais famosas do século XXI, e o cenário do filme de animação “Rio” (2011) com os seus personagens únicos.

Neste jogo, os pássaros de Angry Birds são aliados dos protagonistas de “Rio”, para se juntarem numa longa aventura repleta de locais exóticos e elementos culturais típicos da Cidade Maravilhosa. Uma das fases do jogo é em homenagem ao carnaval carioca, com direito a sambódromo, música animada, carros alegóricos e muitas fantasias e adereços.

Assim como Carnaval Jackpot, Angry Birds Rio é muito bem otimizado e foi desenvolvido com a tecnologia HTML5. Portanto, ele é compatível com PC e plataformas mobile equipadas com algum dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Android ou iOS.


O carnaval na vida real: qual será a data da festa em 2023?

Como sabemos, por ser um feriado móvel, a data do carnaval brasileiro muda praticamente todos os anos. Para 2023, a principal festa da cultura brasileira será oficialmente nos dias 20 (segunda-feira) e 21 de fevereiro (terça-feira).

Contudo, como é de praxe, em grande parte do país a comemoração começará na semana anterior. Em Salvador, por exemplo, a festa costuma iniciar semanas antes do feriado.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page