quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Meridional Esporte Clube completa 100 anos nesta quarta

 O Meridional Esporte Clube completa 100 anos neste dia 7 de setembro. Fundado em 1922, o Meridional se tornou um dos mais tradicionais clubes de futebol de Conselheiro Lafaiete e do interior de Minas Gerais.

O clube é conhecido no estado como “Tatu de Minas Gerais” pela sua participação no Campeonato Mineiro como time profissional entre 1951 e 1962. A histórica vitória do Meridional sobre o Atlético em Belo Horizonte, após o time lafaietense ter enfrentado uma saga para chegar ao local do jogo foi é lembrada até hoje.

Sem recursos para se manter como equipe profissional, o Meridional passou a disputar apenas os campeonatos das categorias de base e amador.

Vitória épica contra o Atlético

Na tarde do dia 10 de março de 1960, os jogadores saíram de Conselheiro Lafaiete para disputar o jogo contra o Atlético válido pelo Campeonato Mineiro de 1959. A delegação saiu sem dois jogadores que trabalhavam em Congonhas. Com o grupo completo, os jogadores fizeram uma oração e quando estavam na metade do caminho, o ônibus “quebrou”.

Foto: Reprodução TV Globo

Por sorte, apareceu um caminhão e os jogadores pegaram carona na carroceria. Mas o time não podia passar pelo Posto Policial na carroceria do veículo. Então eles explicaram que eram do time do Meridional e que iam para Belo Horizonte jogar contra o Atlético. A equipe foi dividida, alguns jogadores foram de táxi e outros no carro da polícia.

A delegação chegou atrasada no estádio e por pouco não perdeu por WO quando um time não comparece para o jogo. Ao entrar em campo o time foi vaiado e iniciou o primeiro tempo com 10 jogadores. O Atlético saiu a frente no placar. Mas que parecia impossível aconteceu e o Meridional virou o jogo por 2 a 1 e bateu o forte time do Atlético.

Novo estádio

Desde 2020, está em andamento a obra de construção do novo estádio do Meridional. Quem passa pela rua Barão de Suassui, já pode observar que a obra que dará lugar ao antigo Estádio Mário Rodrigues Pereira está bem adiantada. Um mega investimento capitaneado por um empreendedor de Conselheiro Lafaiete em parceria com o clube, irá transformará o local em um grande completo que poderá alavancar Conselheiro Lafaiete no cenário esportivo. O investimento é todo privado sem recurso público e a parceria foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo e diretoria do Meridional.

Projeto do novo estádio do Meridional.

O projeto prevê a construção de um novo estádio com iluminação, vestiários e arquibancada para até 1500 torcedores com possibilidade de ampliação posteriormente. A arena que ficará ao nível da rua terá ainda cabines de rádio e rampa de acesso para pessoas com deficiência. O campo terá medidas exigidas pela FIFA de 105 x 68 metros. O espaço ainda abrigará um salão de eventos para mais de 400 pessoas, bar, bilheteria e salas administrativas.

Na fachada da nova arena serão construídas 21 lojas comerciais. Destas, duas serão do clube. As demais serão a contrapartida do empreendedor pelo investimento. Sobre as lojas haverá estacionamento, bem como em frente aos estabelecimentos que dará comodidade aos visitantes.

Outra novidade de será a construção de memorial que abrigará todo o acervo histórico do Meridional composto por troféus, fotos, camisas, documentos e objetos que fazem parte da gloriosa linha do tempo do clube fundado em 07 de setembro de 1922. A obra de todo o complexo deve durar cerca de três anos, mas previsão é que a arena esteja pronta em 2022 para comemorar o centenário do clube.

Comemoração

Neste dia 7 de setembro, haverá vários eventos a partir das 8h50 com a execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 9h, acontecerá a missa em Ação de Graças pelo centenário do clube. Logo após, haverá entrega de diplomas, exposição de fotos, documentários e depoimentos.

Às 10h45, haverá explanação sobre as obras de revitalização e construção do novo estádio que está sendo construído no mesmo local do antigo à rua Barão do Suassuí, 385.

Jogo histórico comemorativo

No dia 11 de setembro, no Campo do Guarany, às 10h, acontecerá a partida entre os times amadores do Meridional e do Metalusina, de Barão de Cocais. A partida marca o reencontro dos dois times que já foram adversários no Campeonato Mineiro e faziam o famoso clássico “Me-Me”.

Quer conhecer mais sobre a história do clube acesse: meridionaleclafaiete

  • Com informações “Lafaiete Agora”

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page