sábado, 6 de março de 2021

Piracema termina dia 28, mas pescadores de Lafaiete já visitam pesqueiros de MG

 

Hélio Ciríaco, Camilo, Nilson, Zé do Carmo e Luiz Fernando no rancho Cinco Amigos em agosto de 2020

 A piracema só termina no dia 28 de fevereiro, mas muitos pescadores de Lafaiete já estão praticando o pesque e solte nos rios mais piscosos da região central de Minas. Há registro de boas anzoladas, mesmo em época de pandemia, no rio do Peixe, em Piracema, São João, na região de Sete Lagoas, Córrego dos Veados, em Dores do Indaiá, Jorge, Jorginho e Jorjão, em Moema, e o rio Manso, perto da cidade de Bonfim.

Segundo pescadores ouvidos pela coluna, a incidência dos grandes lambaris do rabo vermelho e dos piaus verdadeiros têm sido grande, apesar de ainda estarmos a cerca de 24 dias do fim do período de defeso.


Nesse caso, a pesca deve ser apenas esportiva, para preservar as espécies e o respeito às leis ambientais. Por conta disso, a fiscalização tem sido intensificada nas imediações desses cursos d'água, de maneira a coibir a pesca predatória e a matança de peixes. Por sua vez, a Covid-19 e as regras sanitárias rígidas de algumas cidades, como Quartel Geral e Cedro do Abaeté, têm inibido a ação dos predadores humanos.


Os órgãos ambientais e a polícia militar do meio ambiente têm orientado os pescadores a aguardarem o término da piracema, para iniciarem suas aventuras, já que, se durante a fiscalização na beira dos rios, for encontrado qualquer material que seja, os responsáveis serão multados, terão seus materiais apreendidos e responderão a processos criminais.

Fonte: CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page