terça-feira, 18 de agosto de 2020

Livro 'Vasco: o clube do povo', de Leandro Tavares Fontes, será lançado no dia 21/08; conheça a obra

• Como e quando o Vasco perdeu a marca de "clube mais popular"?

• Por quais métodos essa etiqueta foi transferida para o arquirrival?

O que aconteceu, e continua acontecendo, é que a História do Futebol Brasileiro foi hegemonizada por uma "narrativa flamenga" — conforme o livro vai comprovar com farta documentação —, que busca narrar as vantagens das quais o adversário se beneficiou e beneficia, mesmo quando os fatos demonstram que não tem vantagem alguma.

Comprovaremos que há uma narrativa que não resolve a equação. A chave para chegar à resultante da investigação será a imprensa carioca ou parte hegemônica dela.

No decorrer do livro, vamos provar que o Vasco construiu a sua trajetória naturalmente, baseado em feitos históricos, combinados com grandes resultados esportivos, ao pioneirismo e altivez do seu poderoso quadro social, balizado na igualdade e na democracia. Já o arquirrival, clube oriundo da elite, a partir da segunda metade dos anos 1930, combinou seu desempenho desportivo com um projeto de marketing, amplamente difundido pelos canais hegemônicos da mídia esportiva carioca da época.

Essa orientação, que ganhou força nos anos 1940 e se consolidou nos anos 1950, apresenta um conjunto de elementos e episódios para justificar a propagação mitológica de um "clube-nação", numa época onde a palavra-chave no Brasil era "Estado Nacional". Para isso, foi preciso tirar o smoking do clube da Zona Sul e, em seguida, estrategicamente, vesti-lo com os trajes do povo brasileiro.

Nessa forçada "mudança de vestuário", muitas fábulas e distorções foram produzidas e divulgadas como verdades absolutas, apresentando um clube elitista como se fora popular. Entre a História original e a mitificação de uma História, existe uma enorme diferença.

E o Vasco da Gama é o legítimo representante da História original.

Essa constatação não se dá tão somente pela "Resposta Histórica" — um fato histórico inédito nofutebol brasileiro e do qual o Vasco muito se orgulha — ou pela liderança numérica de sua torcida. Muito mais do que isso, também se deu pela comunhão de fatores que moldaram o Vasco com sua forma autêntica, democrática e de massas.

Vasco: o clube do povo – uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958) é um estudo comparado, com rigoroso critério de pesquisa, que refaz a linha de construção e popularização do Club de Regatas Vasco da Gama, e que tem como ponto simultâneo de debate a trajetória de seu maior rival, no recorte temporal 1923–1958.

O método comparativo é crucial, uma vez que uma das propostas do livro é desmitificar episódios e narrativas que, até então, vêm sendo naturalizadas e reproduzidas sem crítica. Esse desafio obedece a um objetivo investigativo, anunciado logo nas primeiras linhas da obra, traduzido pelos principais questionamentos:

Tendo como eixo central uma parte da fabulosa história do Club de Regatas Vasco da Gama, buscamos apresentar ao leitor uma investigação que remete ao que o sociólogo Herbert de Souza — o Betinho —, afirmou:

"Existe uma forma de se fazer História; e outra, de se contar a História".

Da intuição à conclusão, a frase de Betinho ajuda a sintetizar o objetivo deste livro: o de promover um ajuste de contas com a narrativa hegemônica do futebol brasileiro.



SOBRE O AUTOR

Leandro Tavares Fontes é vascaíno, natural do Rio de Janeiro, professor de Geografia e pesquisador do futebol carioca. É sócio proprietário do Club de Regatas Vasco da Gama e torcedor de arquibancada, desde 1993. Sua primeira pesquisa foi A evolução espacial do Club de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro: da identidade luso-brasileira ao bairro (2015), ponto de partida para a idealização deste seu livro de estreia: Vasco: o clube do povo – uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958).



SERVIÇO

Vasco: o clube do povo – uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958)

Autor: Leandro Tavares Fontes
Editora LivrosdeFutebol (Rio de Janeiro)
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 300
Prefácio: Prof. Luis Fernandes
Quarta capa: Profa. Leda Costa
Preço: R$ 65 (mais frete)

Contato com o Autor
Leandro Fontes
 (21) 996-319-421
vascoclubedopovo@gmail.com

Contato com o Editor
Cesar Oliveira
 (21) 988-592-908
livrosdefutebol@gmail.com

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page