quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

30 ANOS DO MUNDIAL DO GREMIO


O dia 11 de dezembro de 1983 ficou para trás. Passaram-se exatos 30 anos de lá para cá. Mas aquela data nunca saiu da memória do torcedor do Grêmio, que naquela manhã, comemorou seu primeiro - e único - título mundial, em Tóquio, no Japão, com vitória por 2 a 1, sobre o Hamburgo, da Alemanha.

A data é também inesquecível para Renato Gaúcho, hoje técnico tricolor, que se eternizou como ídolo do Grêmio, marcando os dois gols que garantiram a terceira conquista de um clube brasileiro do outro lado do mundo - em um grupo que só tinha o Santos, de Pelé (1962 e 63), e o Flamengo, de Zico (81).

Para chegar ao Mundial Interclubes, o Grêmio havia conquistado a Libertadores em duas batalhas contra o Peñarol (1x1, em Montevidéu, e 2x1, no Olímpico). Já o Hamburgo havia passado pela Juventus, que na época era base da seleção italiana campeã do mundo em 82 - ainda reforçada por Platini.

Em campo, a estrela de Renato, e do Grêmio, começou a brilhar aos 38 minutos de jogo, quando após uma linda jogada pela direita, o atacante deixou dois zagueiros desnorteados e encheu o pé para marcar - contando com uma leve colaboração, é verdade, do goleiro Stein.

Tudo já estava desenhado para o time brasileiro. O Hamburgo, contudo, não se entregou e, a cinco minutos do fim, deixou tudo igual, com Schroder, forçando a prorrogação. Aos três minutos de tempo-extra, porém, ficou claro quem brilharia naquele dia 11: Renato fez 2 a 1 e fez história.

O Grêmio era dono do mundo.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 x 1 HAMBURGO

Estádio: Nacional

Local: Tóquio/Japão

Data: 11/12/83

Horário: 12h (Japão) - 00h (Brasil)

Arbitragem: Michel Vautrot (FRA); Toshikazu Sano (JAP) e Shizuhasu Nakamichi (JAP)

Público total: 62.000

GOLS: Renato (GRE - 37 do 1ºT); Schröder (HAM - 40 do 2ºT) e Renato (GRE - 03 do 1ºT - pror.)

CARTÕES AMARELOS: Mazaropi, Caio, Renato e De León (GRE); e Stein (HAM)

GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De León, P.C. Magalhães, China, Osvaldo (Bonamigo), P.C. Lima (Caio), Renato, Tarciso e Mário Sérgio

TÉCNICO: Valdir Espinosa

HAMBURGO: Stein, Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schroder, Groh, Rolff, Hartwig, Magath, Hansen e Wuttke

TÉCNICO: Ernst Happel

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page