segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Marketing e o patrocínio do jogos Pan-Americanos de Guadalajara

As ações de marketing de Guadalajara começaram ainda em 2007, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro,durante a cerimônia da passagem. Em seguida, os governos de Jalisco e de Guadalajara deram início a uma campanha de larga escala, através da instalação de outdoors fazendo referências aos Jogos. As duas maiores redes de televisão do México, Televisa e TV Azteca, assinaram contrato para transmitir os Jogos e começaram a fazer referências aos mesmos em sua programação diária. Como forma de ajudar a promover o evento, atletas mexicanos famosos, tais como o mergulhador Fernando Platas e a golfista Lorena Ochoa foram nomeados embaixadores dos Jogos. Além disso, após assinar um contrato com a Sky México, o COPAG anunciou um acordo de marketing entre as duas partes. A operadora de televisão por assinatura começou a divulgar os Jogos em todos os países em que opera, criando também um canal especialmente para divulgar o evento. O período dos Jogos foi marcado para outubro,por causa das férias escolares no país,para que assim as crianças estivessem liberadas das aulas para assistirem os eventos.

Há quatro empresas patrocinando oficialmente os Jogos Pan-Americanos de 2011:um banco Scotiabank, a fabricante de carros Nissan e duas empresas de Carlos Salinas,a Telcel e a Telmex. Alguns dos centros esportivos receberam o nome dos patrocinadores, como o Centro Aquático Scotiabank, o Estádio de Ginástica Nissan, o Complexo de Tênis Telcel e o Estádio de Atletismo Telmex.A Children International,que é uma organização humanitária dedicada à assistência de mais de 14.000 crianças pobres no México e mais de 212.000 em toda a América Latina é o principal benfeitor oficial dos Jogos Pan-Americanos. Além disso, há outros patrocinadores dos Jogos, intitulados de "segundo nível" e de "terceiro nível" pelo COPAG, entre eles a Technogym e outras empresas, responsáveis por alimentação, equipamentos desportivos, segurança e logística do evento.

Um comentário:

Diego Louzada disse...

Em todos os esportes em disputa podemos ver claramente a marca dos patrocinadores. Alguns nem conhecemos por aqui, mas no Mexico certamente essa exposição será benéfica para as empresas.

Abraços e sds vascaínas!

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page