segunda-feira, 20 de abril de 2009

Os 10 treinadores mais bem pagos

O excelente site Futebol Finance trouxe mais uma tabela interessante: os dez técnicos mais bem pagos do Velho Mundo durante o ano de 2008:



Segundo o FF esses valores já incluem bônus, prêmios, publicidade e patrocínios recebidos pelos profissionais.


Em relação à lista de 2007 é interessante observar a ausência de Rickjaard, Del Bosque, Jol e Eriksson, todos eles figurinhas mais que carimbadas, exceção feita a Martin Jol, que treinava o Tottenham.


Entre os calouros da lista, o nome óbvio, até por liderá-la, é o brasileiro Scolari, que trocou a Seleção de Portugal pela direção - curta - do Chelsea de Abramovich. Hiddink chegou na lista e, ao contrário de Felipão, chegou para ficar. Trocou a Seleção da Rússia pela direção do Chelsea, no lugar do pole position no faturamento. Quanto à presença de Advocaat não é lá muito consistente, pois deixou a parte mais rica e badalada da Europa para ir treinar o emergente Zenith na antiga e congelante Leningrado, mas ainda mais antiga como São Petersbourg.

Mourinho, o Luxemburgo da Europa


É tido como certo, tomando por base informações de dentro do Santos e do Palmeiras, que Vanderlei Luxemburgo custa aos cofres palestrinos algo como 6 milhões de reais por ano, no mínimo, valor que, na verdade, deve girar em torno de 7,5 milhões de reais para o clube. Esse valor, que aparentemente foi o mesmo em 2008, representou nada menos que 6,6% da receita total do futebol palmeirense no ano, inclusive transferências de direitos federativos. Ou impressionantes 12% dos custos do futebol profissional palmeirense no mesmo ano.


Ora, na temporada 2007/2008 a Internazionale teve uma receita de 172.9 milhões de euros, o que significa que José Mourinho custou a bagatela de 6,4% de suas receitas. Ou seja, no quesito “custo do treinador” Palmeiras e Inter de Milão estão empatados. Voltando à Inter, é bom que se diga que essa receita deixou-a como 10ª agremiação que mais faturou na temporada 2007/2008. Isso, entretanto, não se compara ao que o Chelsea gastou com as saídas do próprio Mourinho e de Scolari, e mais a contratação de Hiddink, algo superior a 40 milhões de euros, incluindo o primeiro ano de Hiddink. Como é difícil falar com objetividade sobre Abramovich, também fica difícil falar sobre seu time, que teve um total de 268.9 milhões de euros de receita na mesma temporada de 2007/8.


Na relação dos maiores pagadores a seus técnicos, os outros membros do restrito grupo dos Top Ten em faturamento são o Manchester United, Real Madrid, Arsenal e Bayern Munique, com valores bem inferiores. No caso do Arsenal, por exemplo, os 6.2 milhões de euros pagos a Wenger representam somente 2,3% de sua receita. Sir Alex Ferguson custou aos cofres do Manchester idênticos 2,3% do faturamento de 324.8 milhões de euros.
Curioso, não? Já o Real Madrid foi ainda menos generoso com Juande Ramos, pagando-lhe somente 1,9% de sua receita de 365.8 milhões de euros.


Dá para ver que lá como cá loucuras com os “professores” é que não faltam.


Os Top Ten Brasileiros…
… que na verdade são Top Twelve


Entre nós fica difícil fazer lista semelhante, pois as informações são poucas, em sua maioria não oficiais. Mesmo assim, pelo que se diz, pelo que se comenta, pelo que se imagina no mercado (é difícil até descrever, perceberam?) e pelo que se sabe com alguma certeza, podemos fazer esta relação:



- * Sobre o total de vencimentos foi calculado um acréscimo de 25%, correspondentes a encargos diversos; esse percentual é conservador.
- ** Nada foi divulgado sobre o salário de Parreira, mas por seu histórico, importância e salários anteriores, este Olhar Crônico Esportivo acredita que ele esteja nessa posição.
- *** Roth foi demitido, mas seu custo, com multa contratual, não ficará longe desse valor; no mínimo.
- **** Mesmo caso de Carlos Alberto Parreira.
- ***** Esses treinadores têm salários estimados entre 130 e 180 mil reais.


O custo estimado para Mano Menezes no Corinthians corresponde a 7

FONTE: WWW.IG.COM.BR

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page