segunda-feira, 7 de março de 2022

Lafaiete promove caminhada nesta terça-feira para inauguração do Centro de Referência da Mulher

 Nesta terça-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher, a cidade de Conselheiro Lafaiete inaugura o Centro de Referência da Mulher Matilde da Silva Cruz. Para celebrar o empreendimento e destacar a luta da data, uma caminhada acontecerá na cidade.

A inauguração será às 11h. Antes, acontecerá às 9h uma concentração na praça da rodoviária para realizar uma caminhada até o local.

O Centro de Referência da Mulher carrega o nome de Matilde da Silva Cruz, conhecida como “Tidinha”, mulher forte, de luta, guerreira, líder da comunidade de São Vicente, que foi brutalmente assassinada em 2016.O empreendimento ficará localizado na Rua Orival Albuquerque, 26, no bairro Campo Alegre.

A secretária Municipal de Desenvolvimentos Social, Magna Cupertino, destaca a importância que o local terá para a população feminina da cidade: “Este centro vai fazer o acolhimento à mulher vítima de violência, dentro daquilo que ela realmente necessita. Já fazemos isto aqui na cidade, mas, agora será através do Centro de Referência da Mulher. Lá, ela terá o seu acolhimento e o seu acompanhamento”, salientou em programa institucional do municipio que foi ao ar pela rádio Carijós.

A vereadora Damires com apoio da secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino
A vereadora Damires e secretária Magna Cupertino

A secretária Magna Cupertino também detalhou como será o funcionamento do empreendimento. O Centro de Referência da Mulher atuará diariamente das 8h às 17h, e terá a presença de psicólogos, advogados e assistentes sociais, visando a orientação, apoio e acolhimento. Magna Cupertino destacou que as mulheres serão atendidas dentro de suas necessidades e que, posteriormente, mais detalhes da execução do trabalho serão divulgados para a população.

O prefeito Mário Marcus (DEM) enalteceu a união para que Lafaiete tenha conquistado este espaço: “Gostaríamos de ressaltar o apoio da Câmara dos Vereadores, que tem participado conosco, através do trabalho de vereadores que abraçam esta causa e se preocupam com a mulher. Também gostaria de agradecer ao deputado Glaycon Franco, que contribuiu com recurso, através de emenda parlamentar, para que pudéssemos adquirir equipamentos para a montagem deste Centro de Referência da Mulher”, salientou o mandatário municipal.

Deputado Glaycon Franco e vereadora Damires Rinarlly. Glaycon destinou R$200 mil para implementar política pública de violência contra mulheres
Glaycon destinou R$200 mil para implementar política pública de violência contra mulheres

Em suas redes sociais, a vereadora Damires Rinarlly (PV), defensora dos direitos femininos e única mulher eleita na Câmara de Lafaiete, salientou que o centro é fruto de muita luta: “Há 1 ano e 2 meses estamos planejando a realização dessa política pública em nosso município, através da união de muitas vozes e forças, diante da necessidade de apoio jurídico, psicológico, social e oficinas profissionalizantes de formas gratuitas para as mulheres vítimas de violência e para todas as mulheres que precisam de apoio. O CRM é exatamente para a mulher ter uma referência em nossa cidade’.

Fonte: fatoreal

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page