terça-feira, 14 de dezembro de 2021

E se os árbitros tivessem seu áudio divulgado ao vivo?

 

O Campeonato Francês estuda aplicar uma medida que disponibilizaria o áudio das conversas entre arbitragem, VAR e jogadores para os telespectadores da partida

 

É uma das revoluções que a Ligue Professionel de Football, a LFP, deseja realizar em seu principal campeonato. Vincent Labrune, presidente da liga francesa, luta para que o áudio da conversa entre árbitro, responsáveis pelo VAR e jogadores seja divulgada para os telespectadores, com o objetivo de explicar as decisões da arbitragem de forma direta e clara.

“As entidades internacionais estão em plena reflexão sobre o assunto. A arbitragem francesa sempre foi favorável às inovações e estamos prontos a participar do experimento. Não temos nada a esconder”, declarou Pascal Garibian, o diretor de arbitragem do Campeonato Francês, ao L’Équipe. Entretanto, a aprovação da medida precisa do aval da International Football Association Board (IFAB), o órgão que aprova e regulamenta as regras do futebol em todo o mundo. Em alguns casos, as leis valem de forma diferente, por exemplo descubra o porque é legal apostar online na Betway. Ainda que alguns países não tenham uma lei específica, outra pode dar o aval para que as apostas aconteçam.

Uma votação entre os principais árbitros de futebol da Ligue 1, o campeonato da França, teve 60% de aprovação em relação ao experimento. “A unanimidade dos personagens que estão a favor do teste só reforçaria ainda mais a força da campanha francesa junto ao IFAB”, disse OIlivier Lamarre, presidente do SAFE, sindicado dos árbitros de futebol de elite.

A tentativa de divulgar o áudio dos árbitros em tempo real já foi realizada no próprio país desde os anos 2000. A primeira vez aconteceu numa partida do campeonato nacional entre Lille e Nantes, quando um sistema de comunicação foi agregado ao uniforme dos árbitros e aberto para a escuta de todos que assistiram o programa Télefoot com os melhores momentos do jogo.

Alguns meses depois, a final da Copa da França foi usada como experimento. Os árbitros que comandaram a final entre Auxerre e Paris Saint-Germain tiveram que carregar cerca de dois a três quilos de bateria junto ao uniforme.

A última tentativa em disponibilizar o áudio dos juízes aconteceu em 2012, na final da extinta Copa da Liga entre Lyon e Marseille e a conversa do árbitro Stéphane Lannoy foi disponibilizada na France 2, o principal canal de televisão público do país.

“Ter os áudios dos árbitros e dos jogadores seria algo a mais. Nossas decisões seriam mais fáceis de serem entendidas e ajudaria bastante a arbitragem”, disse Gaël Angoula, ex-jogador profissional e árbitro da Ligue 2, a segunda divisão da França.

No rugby, esporte que possui regras bastante particulares e também é popular na França, os árbitros possuem o seu sistema de som aberto para público e televisão. Está aí o exemplo para o futebol.

Fonte: CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page