quinta-feira, 14 de outubro de 2021

#tbt 24/01/06 - Marketing é novidade no Campeonato Estadual

 

Arranhado pelos desmandos, viradas de mesa e desorganização dos cartolas, o Campeonato Carioca deste ano conta com o reforço de duas empresas de marketing para polir a imagem daquela que já foi a competição mais charmosa e atraente do Brasil. A Fair Play e Sport Plus estão promovendo uma série de novidades para tornar os jogos mais interessantes. O objetivo é atrair o público, parceiros e investimento. Até o nome da competição está à venda - ganharia a companhia do nome de uma empresa disposta a pagar caro para associar sua marca à do Campeonato Carioca.

O trabalho de deixar brilhando uma competição avariada é árduo. Tanto que antes de aceitar o desafio uma das empresas realizou pesquisas qualitativas e quantitativas para conhecer o potencial do produto. Verificou-se a necessidade de aguçar a rivalidade e, mais do que isso, tentar dar formato de espetáculo a simples jogos. No universo de 1.260 entrevistados, algumas curiosidades apareceram: o gol de barriga de Renato Gaúcho, pelo Fluminense, em 1995, é o mais lembrado do Maracanã; 37% dos torcedores afirmam que, com segurança, freqüentariam mais os estádios; e Garrincha foi eleito, com 23%, o maior jogador carioca de todos os tempos.

- O momento não é de chorar o leite derramado. Mas vender lenços para enxugar - afirmou Guto Graça, diretor da Fair Play.

Então, para tornar o produto futebol carioca reluzente nas prateleiras, uma série de atrações será promovida. Uma delas é a presença de cheersleaders no principal jogo da rodada - uma idéia importada dos Estados Unidos e já utilizada em São Paulo. As modelos, escolhidas a dedo, vão estar uniformizadas atrás dos gols, animando os torcedores com gritos, danças e muita beleza.

- Elas precisam ser saradas e sem celulites e estrias - ensinou César Augusto, da Sports e Marketing, responsável pela processo de seleção das modelos.

Uma surpresa está reservada para Vasco x Portuguesa, abertura do Campeonato Carioca, em São Januário.

- Como é um jogo entre colônias, dá para deduzir algo - disse Guto Graça.

O quesito rivalidade, fundamental na visão do marketing, vai ser aguçado desde cartazes pela cidade à invasão do mundo virtual. Além do slogan Um campeonato que ninguém vai querer perder, a página da Federação de Futebol do Rio na internet vai exibir cartões que vão estimular as gozações. Está nos planos também a venda de ingressos pela rede.

Está sendo negociada a gravação de imagens dos jogos para o Canal 100. A meta é levar a competição deste ano para a tela de cinema.

O trabalho, porém, é para recuperar o torcedor agora. Em primeiro plano buscando segurança, está em estudo a implantação do Ingresso-Família, que dará direito ao pai levar filhos com significativo desconto.

Como parceiros no projeto de revitalização, a Fair Play vendeu cotas de patrocínio para a cervejaria Nova Schin e para a Unimed. O objetivo, e mais rentável, é a associação de uma empresa ao nome da competição. O que, segundo Guto Graça, pode acontecer na próxima quinta-feira - talvez com a desvalorização do episódio de onde vai jogar Fluminense e Madureira.

- Tem uma empresa querendo nominar a competição - revelou.

A torcida é para que o sobrenome do Campeonato Carioca não seja bagunça.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page