segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Prefeitos avaliam positivamente implantação do Caminhos de São Tiago

 De 21 a 25 de julho, aconteceram diversas solenidades na região do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e no Território das Vertentes, que celebraram a inauguração do projeto “Caminhos de São Tiago”. A inauguração foi concluída nas 11 cidades da rota e foi bem recebida pelas lideranças políticas e comunitárias da região.

Lançamento em Lafaiete
Lançamento em Lafaiete

O “Caminhos de São Tiago” foi idealizado há anos pelo médico Elias de Lima inspirado no percurso europeu de São Tiago da Compostela, contudo, apenas neste ano foi oficialmente lançado. A ideia é que a população local e também os turistas conheçam melhor a região que conta com diversas atrações turísticas e culturais, que variam de um caminho repleto de belas paisagens a igrejas históricas.

O lançamento do caminho contou com a intensa participação do deputado estadual Glaycon Franco, que prestou apoio incondicional ao projeto desde seu processo inicial de concretização. O deputado realizou diversas reuniões com prefeitos e vereadores, e com vários secretários de estado de Cultura e Turismo, entre eles, Eliane Parreiras, Agostinho Patrus, Angelo Oswaldo, Ricardo Farias e o maior entusiasta, Gustavo Arrais.

Para Glaycon, o lançamento do projeto é uma enorme vitória. “O Caminhos de São Tiago ajudará na geração de emprego e renda. Teremos um resgate de toda a nossa história. Da nossa rica e valorosa cultura. Toda vez que um viajante percorrer este que é o maior roteiro turístico entre circuitos de Minas Gerais existirá uma integração entre nosso presente e o nosso passado. E cada um de nós poderá sentir uma interação com o nosso interior. ”

Hélio Campos, Angelo Oswaldo e Glaycon Franco no lançamento do projeto em Ouro Branco
Hélio Campos, Angelo Oswaldo e Glaycon Franco no lançamento do projeto em Ouro Branco

Além de Glaycon, outros prefeitos da região celebraram com entusiasmo os bons frutos que a instalação oficial do projeto proverá para a região. Hélio Campos, prefeito de Ouro Branco, foi um a celebrar este momento: “Com a pandemia muitos achavam que o projeto seria desfeito, mas com o apoio do Glaycon conseguimos inaugurar este caminho aqui em Ouro Branco. Acreditamos que agora teremos uma união maior entre os prefeitos e, principalmente, entre aqueles que gostam de fazer turismo rural pelo interior de Minas”.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo, também celebrou a inauguração do projeto: “Eu era prefeito de Ouro Preto quando aderi ao projeto no ano de 2007. Já são 14 anos que estamos caminhando juntos. No documento que assinei à época reconheci a importância do projeto, que merece a colaboração de todos os que admiram e respeitam as tradições culturais de Minas e do Brasil, em especial, do território que se desenrolou, no século XVIII o ciclo do ouro. ”

Fazem parte do “Caminhos de São Tiago”: Ouro Branco, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Fonte: fatoreal

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page