sábado, 13 de março de 2021

Câmara dos Vereadores torna São Januário patrimônio de interesse histórico, cultural, desportivo e social

 Tarcísio Motta @MottaTarcisio

Erguido em 1927 a partir de uma histórica campanha de arrecadação, o estádio de São Januário é símbolo de luta contra o racismo e de equipamento de lazer no subúrbio carioca.



E agora, com aprovação do Projeto de Lei proposto pelo nosso mandato junto com o do ex-vereador @renatocincorj, é também patrimônio de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município.

Sua construção foi uma resposta a exigências de dirigentes da época que, para mascarar motivações elitistas e racistas, alegaram a falta de estádio do clube como forma de pleitear sua exclusão do campeonato carioca.

Isso porque o Vasco tinha sido campeão de 1923 com uma equipe formada por atletas negros e humildes que derrotara grandes times formados por jovens de famílias ricas da cidade.

Muito orgulhoso desse projeto, não só como vascaíno que sou, mas como historiador e cidadão. A memória da cidade está em disputa e é preciso demarcá-las!

Fonte: Twitter do vereador Tarcísio Motta


São Januário se torna Patrimônio Histórico do Município do Rio de Janeiro

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, aprovou nesta quinta-feira (11/03) um Projeto de Lei que torna São Januário um local de interesse histórico da cidade. Proposto pelos vereadores Tarcísio Motta, Renato Cinco e Paulo Pinheiro, o projeto reconhece a Colina Histórica como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o Município do Rio de Janeiro. A honraria recebida do legislativo municipal, que muito orgulha o Vasco da Gama, valorizará São Januário e não terá impacto no projeto de reforma do estádio, que já contempla a preservação da fachada histórica.

Para o Projeto de Lei entrar em vigor, os vereadores se apoiaram na história da construção do estádio, inaugurado em 1927. Sua construção deveu-se à perseguição que o clube sofreu após ser campeão carioca em 1923, com uma equipe formada por atletas negros, mestiços e de origem humilde. Para blindar motivações racistas e elitistas, dirigentes que defendiam a exclusão do Vasco do campeonato, alegaram que para disputar a competição, havia a necessidade de um estádio próprio. A partir disso, nasceu uma histórica campanha de arrecadação movida por milhares de associados e torcedores, que com suas próprias mãos ergueram no bairro de São Cristóvão, o maior estádio das Américas, na época.

São Januário é considerado um dos locais mais importantes do esporte brasileiro, cuja a importância transcende a parte esportiva, tendo em vista toda a história do clube na luta contra o racismo e todas as manifestações sociais ocorridas no histórico estádio. Nas décadas de 30 e 40, o então Presidente da República Getúlio Vargas, costumava arrastar multidões para seus comícios no estádio. Além disso, em 1945 a Colina Histórica recebeu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, vencido naquele ano pela Portela.

Tendo em vista todas essas manifestações, percebe-se portanto, a importância histórica, cultural, desportiva e social de São Januário para o Município do Rio de Janeiro e para o Brasil. Para conhecer as dependências do histórico estádio, agora patrimônio do Rio de Janeiro, venha se aventurar no Tour da Colina, confira data e horários no link adiante: https://vasco.com.br/conteudo/tour-pela-colina-historica/



Fonte: Site oficial do Vasco

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page