quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus: a palavra dos médicos do esporte

Exercitar-se em casa é uma opção para manter a vida ativa e saudável durante o período de quarentena — Foto: iStock Getty Image

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte lança informativo sobre exercício físico e o Covid-19. Veja as orientações


Orlando, EUA

Praticar atividade física de forma frequente e moderada é, como todos sabem, uma das mais importantes atitudes quando se busca uma vida saudável. No entanto, fazer repouso absoluto em caso de viroses e outras doenças é fundamental para a recuperação do doente. Por isso, em tempos de pandemia por coronavírus (Convid-19), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte lançou um importante informativo, com algumas orientações que reproduzo abaixo:

"Pessoas ativas fisicamente têm menor chance de apresentar diversas doenças, como diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, patologias crônico-degenerativas que levam seus portadores a serem considerados de maior risco para a infecção pelo coronavírus.
Além de seu papel preventivo, o exercício físico também é uma importante ferramenta no tratamento e controle destas citadas doenças, pois pacientes descompensados são ainda mais suscetíveis às complicações e agravamentos da infecção pelo COVID-19.

Isso é importante, principalmente, nos idosos, comprovadamente bastante vulneráveis a esta pandemia, além de serem uma população com maior probabilidade de portarem as mencionadas patologias, tornando-os um grupo de risco merecedor de atenção especial.

Portanto, pessoas ativas, especialmente os idosos, devem ser incentivados a tentar manter seus exercícios físicos, mesmo que sejam necessárias algumas adaptações quanto a locais de prática ou contatos pessoais, procurando sempre prestar atenção às orientações dos órgãos oficiais de saúde.
De acordo com as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde do Brasil (MSB), que são aqui endossadas pela SBMEE, deve-se evitar estar em locais fechados, com grande número de pessoas ao mesmo tempo. Desta forma, a ida a academias, clubes esportivos e similares, onde esta situação de aglomeração ocorra, deve ser evitada por todos.

A prática de exercícios ao ar livre deve respeitar as recomendações da OMS e do MSB de evitar contato próximo de outras pessoas e obedecer a etiqueta respiratória e higiênica.
Na presença de sintomas e sinais compatíveis com infecções respiratórias como febre, tosse, dispneia (falta de ar), a prática de exercícios deve ser suspensa."

O documento é assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Bichels Leitão, o diretor científico, José Kawazoe Lazzoli, o diretor de comunicação, Fernando Carmelo Torres, e o presidente eleito, Marcos Henrique Laraya.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page