sábado, 25 de janeiro de 2020

Artesão lafaietense produz réplicas do capacete de Ayrton Senna



Fã de Ayrton Senna, o lafaietense Cláudio Alexandre Costa Pacheco, de 47 anos, confecciona réplicas do capacete oficial do ídolo há mais de 20 anos. O artesão conta que a escolha de homenagear Senna começou ao ver a dedicação do piloto: “Tive o privilégio de vê-lo aos domingos de manhã dando o máximo de si para alcançar a perfeição, levantando nossa bandeira com o maior orgulho. Não tem como não se apaixonar”.
Cláudio, que produz as réplicas desde a década de 90 em sua residência, no bairro Resende (zona leste) , utiliza tintas automotivas amarelas, verdes, azuis, brancas e fita crepe para fazer os detalhes, num processo que dura três dias. “Fui aprendendo com muita persistência, motivado pela vontade de fazer com a maior qualidade possível”, conta. Além de vender, por R$ 700, para outros fãs e admiradores, Cláudio também está envolvido em ações sociais: “A cada capacete vendido, faço outro para doar a hospitais, entidades não-governamentais, igrejas e campanhas, como a do João Miguel”, pontua.  A estimativa é de que a produção já tenha ultrapassado a marca das 100 réplicas.
Assim como o sucesso de Senna, as réplicas de Cláudio atingiram nível internacional. Com exportações para os Estados Unidos, França, Luxemburgo, Itália, Portugal, Japão, Bélgica, Espanha e Canadá, ele afirma que a procura é alta devido ao elevado custo do capacete original, à venda por mais de R$ 9 mil. “Todos os estrangeiros querem ter uma lembrança do Ayrton Senna. Eles são muito apaixonados por ele e têm o mesmo cuidado que Senna tinha com a perfeição, por isso a réplica tem que ser muito bem-feita”, afirma.
Devido à alta demanda de encomendas, atualmente, apenas amigos de antigos clientes conseguem comprar. “Quando comecei tinha uma página na internet, mas tive que apagar pois não estava dando conta dos pedidos”. A ideia surgiu como uma forma de relembrar a trajetória do piloto de Fórmula I, falecido em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1994, na Itália. “Tivemos a honra de ter um brasileiro de tamanha grandeza e força de vontade de vencer, de valorizar nosso país e levantar nossa bandeira para que o mundo nos respeitasse”, afirma.
Serviço
Cláudio Alexandre Costa Pacheco
Telefone: (31) 99504-6301
Fonte; Jornal Correio da Cidade

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page