sábado, 7 de fevereiro de 2026

Em quatro jogos do Gauchão, Inter utiliza 14 atletas da base em campo e dobra o número em relação ao período de 2025

Clube colocou em campo atleta de 16 anos, que se tornou o mais jovem atuar pelo time no século 21


image.png

João Bezerra, de 16 anos, em estreia pelo time profissional - Crédito Ricardo Duarte/Inter


O Internacional iniciou a temporada de 2026 com participação ativa da base colorada. Até o momento, o clube venceu 3 dos 4 confrontos disputados pelo Gauchão. Nesses duelos, jovens do Celeiro de Ases foram protagonistas, com destaques para os gols de Allex, João e Diego Coser.


A equipe profissional contou, nas quatro primeiras partidas, com 14 atletas oriundos da base em campo. O dado representa um aumento acima de 130% em relação ao início da temporada passada, já que, em 2025, nos mesmos quatro primeiros jogos do Campeonato Gaúcho, seis atletas do celeiro no clube haviam atuado. 


Outro número que chama a atenção é que, na estreia do time em 2026, dos 23 atletas relacionados, 20 eram da base, sendo 18 atletas com 21 anos ou menos.


A estreia de João Bezerra, centroavante, de 16 anos, como titular no jogo contra o Novo Hamburgo, o transformou no jogador mais jovem a atuar pelo clube no século 21. A utilização desses jogadores no início do estadual funciona como etapa prática de avaliação competitiva, de consolidação do trabalho realizado nas categorias de base do Colorado e reforça a integração constante entre base e profissional.


“É um movimento que reflete escolhas de gestão, critérios de formação e acompanhamento individual ao longo do processo. O Gauchão permite observar esses jogadores em contexto competitivo e avaliar como o trabalho da base se traduz em rendimento no profissional”, explica Luiz Caldas Milano Júnior, diretor geral das categorias de base do Internacional.


Em 2025, o Internacional conquistou 17 títulos nas categorias de formação. No mesmo período, a comissão técnica do time profissional acompanhou 64 jogadores oriundos do Sub-20 e Sub-17. Desses, 19 atletas atuaram ou foram ao menos relacionados para competições de nível estadual, nacional e internacional, estabelecendo um critério contínuo de observação e integração ao elenco principal.


Em 2025, o Internacional teve atletas convocados para seleções brasileiras de base, contabilizando 12 nomes em diferentes categorias. Um dos destaques foi Gabriel Carvalho, camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-20 nos amistosos contra o Paraguai. 


“O objetivo da base é entregar jogadores preparados para atender às demandas reais do time principal. As convocações para as seleções brasileiras e a utilização desses atletas no Estadual são indicadores que usamos para medir a eficácia do modelo e ajustar processos”, acrescenta Milano.


Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page