'TIME DO POVO' | Todo time quer escapar da pecha de 'clube da elite', mas quais times são verdadeiramente os mais populares?
Levantamento mostra que base de fanáticos dos rivais cariocas tem maior proporção nos grupos com ganhos mais baixos e nas classes sociais D e E
O cobiçado título de “time do povo” é disputado por várias equipes brasileiras, especialmente entre torcidas de massa como Flamengo, Corinthians e Vasco. Ao mesmo tempo, boa parte das agremiações evita a pecha de “clube da elite”. Nesse cenário, um recorte da pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec lança luz sobre as condições financeiras das grandes torcidas: Flamengo e Vasco aparecem “empatados” como as equipes com maior proporção de torcedores de baixa renda. Ambos também concentram os maiores percentuais de adeptos nas classes D e E.
Entre os rubro-negros e cruz-maltinos que responderam à pesquisa, 61% de cada torcida está na faixa de até um ou de mais de um a dois salários mínimos de renda familiar. O Corinthians, outra torcida de massa, vem logo atrás, com 56%, empatado com o rival São Paulo. O Palmeiras fecha a lista, com 51%.
A pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec mostra que Vasco e Flamengo estão empatados como as equipes com maior proporção de torcedores de baixa renda. Corinthians e São Paulo estão empatados em segundo lugar e Palmeiras fica em terceiro.
Por outro lado, esses três times paulistas são os que têm a maior concentração da elite. O economista Natale Papa Jr. explica que isso tem a ver com o grande poder econômico da cidade de São Paulo.
Saiba mais no site do #JornalOGlobo em https://x.gd/u3gyN
FONTE : JORNAL O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário