sexta-feira, 12 de julho de 2024

Esportes/Marketing: Curso de Administração da ESPM fecha parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano para difundir o esporte no Brasil

 ESPM

A cooperação envolve a criação de um planejamento estratégico de marketing, branding e gestão esportiva para as seleções brasileiras de Futebol Americano e Flag Football

O curso de Administração da ESPM, por meio do seu hub de Marketing e Negócios, o Eleva Sports, fecha parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) para o desenvolvimento de um projeto de marketing, branding e gestão esportiva para as seleções brasileiras de Futebol Americano e Flag Football, contribuindo para o crescimento e profissionalização desses esportes no Brasil.

No ano em que acontece o primeiro jogo de futebol americano no país e a inclusão do Flag Football como esporte olímpico, a cooperação conta a participação de professores e estudantes do curso de Administração para o desenvolvimento de projetos e ações que possam aumentar a visibilidade das Seleções Brasileiras e suas práticas esportivas – o Brasil Onças.

Segundo Marcelo Toledo, professor de Marketing e responsável pela parceria, o passo inicial envolve desde recebimento de briefing até imersão nas duas modalidades. “Os estudantes ganham experiência (práticas e reais) e a oportunidade de trabalhar com uma entidade do porte da CBFA, com dois tipos de modalidades: um esporte olímpico e outro, que movimenta milhões de dólares”.

Para a coordenadora do curso de Administração, Érika Buzo Martins, “essa é uma oportunidade que traz uma experiência real com aquilo que está sendo desenvolvido em sala de aula e trará benefícios e expertise aos estudantes”. A coordenadora destaca também que na outra ponta, a CBFA se aproxima do ambiente acadêmico, auxilia no processo contínuo de profissionalização, recebe ideias e projetos inovadores que possam ser implementados nas seleções, bem como a expansão de sua visibilidade quanto às modalidades esportivas.

“Para nós da CBFA, é um grande prazer abrir as portas para os estudantes da ESPM. Unir o estudo à prática é um excelente aliado para a formação dos jovens profissionais. O futebol americano e o flag football estão num momento muito importante no país, então trará ótimos aprendizados para ambos os lados”, explicou Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA.

Modalidades

Quando falamos sobre Futebol Americano, inevitavelmente, uma das primeiras lembranças que as pessoas têm é o fato de ser um “futebol jogado com as mãos”. Também chama a atenção, as cenas de grande impacto, o famoso tackle, técnica derivada do Rugby, utilizada pelos jogadores para parar as jogadas dos adversários. A modalidade possui o campeonato esportivo mais lucrativo do universo, a NFL, que termina com aquele evento incrível chamado Super Bowl, nos Estados Unidos.

Já o Flag Football é uma modalidade esportiva derivada do Futebol Americano. Nele, o contato físico entre os atletas, de fato, é muito menor e não é preciso derrubar e nem atingir o adversário para parar uma jogada e impedir o avanço do adversário, basta retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura. O contato é muito menos intenso. Por esse motivo, para jogar Flag Football não é necessário usar equipamentos de proteção como os que os atletas de Futebol Americano usam, como capacetes e “ombreiras”.

Para ter uma ideia da evolução rápida da modalidade no Brasil, a Seleção Brasileira Feminina de Flag Football foi semifinalista no último mundial, e ocupa a 13ª colocação no ranking recém-divulgado pela IFAF – Federação Internacional de Futebol Americano, órgão máximo da modalidade. Já a Seleção Brasileira Masculina ocupa a 19ª posição. Ambos os rankings são liderados pela seleção dos Estados Unidos.

As fontes estão disponíveis para comentar a cooperação e o projeto.

Informações relevantes sobre as modalidades no Brasil:

Futebol Americano – Em 2024, o Campeonato Brasileiro da modalidade contará com aproximadamente 50 equipes,  com um total de 107 jogos e uma média de 55 atletas por equipe;

Flag Football – Em 2024, serão mais de 110 equipes na Copa do Brasil, principal competição a nível nacional da modalidade, com média de 20 atletas por equipe.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page