POA Plast Run faz parte do calendário oficial de corridas de rua da capital gaúcha e busca promover boas práticas para a destinação correta dos copos plásticos
As ruas de Porto Alegre serão palco para centenas de corredores que participarão da POA Plast RUN, no próximo dia 10 de março. Promovida pelo Sinplast, o evento conta com o apoio do Instituto SustenPlást, que estará presente com os programas socioambientais e de caráter educativo, o Tampinha Legal e o Copinho Legal.
Além de promover a prática esportiva, a POA Plast RUN promoverá o correto gerenciamento dos resíduos gerados durante a prova. Idealizado para a inclusão de todos, a corrida contemplará várias modalidades (3Km e 5Km), prova Kids (600m) e ainda, acessibilidade através do Pr.A.I.A. – Protótipo de Andador Infantil de Areia em PVC utilizados por pessoas com deficiência.
“A POA Plast RUN tem o desafio de promover o triple bottom line, ou seja, o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Os copos utilizados pelos corredores serão depositados em coletores apropriados e encaminhados para entidades assistenciais participantes do Copinho Legal. Esta é uma maneira de apresentarmos soluções simples e fáceis em prol da economia circular” destacou Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást.
Paralelo ao evento, o Instituto SustenPlást promoverá gratuitamente o Encontro de Multiplicadores Tampinha Legal com uma oficina gratuita para a confecção do Pr.A.I.A, os andadores confeccionados com tubos de PVC.
Informações a respeito da POA Plast RUN podem ser obtidas através das mídias sociais e site do Tampinha Legal e Sinplast.
SOBRE O POA PLAST RUN:
DOMINGO - 10 DE MARÇO
HORÁRIO:7H
LOCAL: AV. EDVALDO PEREIRA PAIVA
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes, sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde se pode localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário