segunda-feira, 18 de março de 2024

Jovens e adolescentes em medida socioeducativa são inseridos no mundo do trabalho

Programa executado pela Rede Cidadã já formou mais de 800 e colocou mais de 200 usuários no mercado

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação, em meio fechado ou em semiliberdade, estão tendo uma oportunidade única de se inserir no mundo formal do trabalho, por meio do projeto Jovens Profissionais do Futuro (JPF). Executada pela Rede Cidadã, a iniciativa já promoveu, somente de dezembro de 2023 até março deste ano, a formação de 87 jovens com idade entre 14 e 21 anos em Minas Gerais, preparando-os para ingressar nas empresas como jovens aprendizes. “A Rede Cidadã tem levado sua metodologia para as unidades do sistema socioeducativo em todo o estado, focando numa preparação socioemocional desses jovens para a inserção no mercado de trabalho”, explica Daniela Santana, gerente da entidade em Belo Horizonte.

O Programa Jovens Profissionais do Futuro (JPF) compõe o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais (Descubra!), que integra órgãos públicos e entidades da sociedade civil para priorizar a qualificação e a inserção no mercado de trabalho de públicos em situação de vulnerabilidade – especialmente adolescentes e jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil.

Nesta edição, conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPE), e é financiado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), em Brumadinho.

A formação iniciada em dezembro está sendo oferecida tanto na modalidade remota quanto na forma presencial, com capilaridade em todo o estado. Paralelamente à qualificação dos usuários, a Rede Cidadã está promovendo também a formação de 30 servidores, para que possam replicar a metodologia dentro das unidades.

Desde que foi criado, em 2017, o programa já formou 821 jovens e inseriu 212 nas empresas. Em 2024, a meta é formar mais 220, segundo informa Santana. A capacitação tem carga horária total de 40 horas, sendo realizada três vezes por semana, em turmas de 6 a 12 participantes. O método privilegia a formação socioemocional desses jovens, promovendo o autoconhecimento e estimulando as competências pessoais que são necessárias para a convivência e as relações no mundo do trabalho.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das organizações que contrata o público oriundo do JPF, não só em Belo Horizonte, mas em diversas outras cidades de Minas. “Das 52 vagas direcionadas a jovens aprendizes em nosso quadro funcional, 20 são ocupadas por adolescentes desse programa”, explica o agente de recrutamento e seleção da OAB na capital mineira, Gilmar dos Santos Silva.

Eles executam tarefas variadas, normalmente ligadas à área administrativa, como arquivo de documentos, digitalização, atendimento telefônico e serviços de entrega, por exemplo. Um grande desafio, segundo Silva, tem sido conseguir manter esses jovens trabalhadores na organização até o final do contrato, que dura em torno de 19 meses, com jornada de quatro horas diárias. “A rotatividade é grande, mas conseguimos ajudar esses jovens e contribuir com a sociedade”, salienta Silva. Os benefícios, portanto, compensam o esforço.

A Rede Cidadã é referência nacional na formação de pessoas vulneráveis para o mundo do trabalho. Além do Jovens Profissionais do Futuro, a entidade executa diversos programas voltados a esse público, como o projeto Estamos Juntos, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, o POT – Programa Operação Trabalho, executado com a Prefeitura de São Paulo –, ambos para incluir pessoas em situação de rua no mercado formal de trabalho; e o Start, com foco na formação de jovens de 18 e 19 anos para trabalhar com tecnologia e metodologias ágeis.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page