O lago de Três Marias está próximo de sua capacidade máxima
P. de Souza
Repórter e pescador inveterado
O lago de Três Marias, um dos mais importantes do Brasil, e fonte de energia, pesca esportiva e turismo aquático, está muito próximo de atingir a cota de 100% de sua capacidade de armazenamento de água. No dia 28 de março, os números apontaram 94,11% de volume útil com uma vazão de 483 metros cúbicos por segundo.
A expectativa é que a represa, que fica na cidade de Três Marias, atinja a cota máxima na primeira quinzena de abril. Essa situação está sendo comemorada por pescadores e ecologistas de todo o estado, que usam o lago e o rio São Francisco, abaixo e acima da represa, para a pesca esportiva.
Nesta semana, turmas de anzoleiros de Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco estiveram nos pesqueiros abaixo da ponte e puderam desfrutar de muitas ações, principalmente no Pontal do Abaeté, Mangueira, Graminha, Cascalheira, Aldeia do Dourado, barra do Rio de Janeiro, entre outros locais. Foram registradas ações dos grandes piaus verdadeiros, matrinxãs, mandis amarelos e dourados.
Segundo fontes ouvidas pela coluna, a coloração da água, cor de cana, está no ponto ideal para as pescarias. É preciso destacar, contudo, que a fiscalização tem sido muito intensa, já que muitos pescadores estão viajando para as barrancas de várias partes do estado. Recomenda-se o pagamento da taxa e a impressão da carteira de pesca – aposentados são isentos da taxa de R60,00 – e é proibido pegar peixes fora da medida. Há casos de aventureiros que tiveram suas tralhas apreendidas por portarem peixes pequenos em seus freezers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário