sábado, 4 de março de 2023

Na piracema, rios de Minas se enchem e dão abrigo aos cardumes

 

O famoso Córrego dos Veados, em Dores do Indaiá, no Centro-Oeste de Minas, está jogando água nas várzeas e lagoas marginais

P. de Souza
Repórter e pescador inveterado

O período da piracema, que vai de 30 de novembro a 28 de fevereiro do ano seguinte, serve para proteger os cardumes e também para evitar a pesca ilegal, predatória e danosa ao meio ambiente. Neste ano, por exemplo, além do tempo de defeso, os rios de Minas estão recebendo muita água desde outubro de 2022, o que garante, em tese, a proteção dos cardumes, que, além de mais alimentos, têm onde se esconder do bicho homem, o maior predador que existe na face da terra.

Para a felicidade dos pescadores esportivos e dos ambientalistas, como este colunista, fazia tempo que não chovia como neste período. Apesar dos danos causados às cidades, às estradas e pelas vidas ceifadas, o que lamentamos, as águas deste período são bem-vindas nos rios, córregos e grandes bacias. Elas inundam as margens dos cursos d'água, enchem as lagoas marginais e ajudam na preservação de muitos peixes ameaçados de extinção.

É necessário, porém, que os pescadores continuem respeitando a piracema e seus objetivos, de forma a ajudar na multiplicação das espécies. No final das contas, todos ganham, a começar pelos peixes, mas também a natureza, os anzoleiros esportivos e aqueles que adoram ir para as barrancas dos rios.

Fonte: CORREIO DA CIDADE


Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page