sexta-feira, 8 de julho de 2022

Qual é a relação entre a atividade física e o desempenho escolar?

 A prática de atividade física está entre os principais comportamentos para promover uma vida saudável, junto com a alimentação baseada nos alimentos in natura e minimamente processados. Além dos benefícios que você já conhece, como a contribuição para a manutenção do peso corporal saudável, a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e a melhora da saúde mental, a atividade física também oferece muitos benefícios para o desempenho escolar.

De acordo com Tailine Lisboa, doutora em Ciências do Movimento Humano e professora do curso de Educação Física do Centro Universitário Avantis (UNIAVAN), na primeira infância, a criança explora o mundo por meio dos movimentos. Então, para compreender a relação benéfica da atividade física com o desempenho escolar, é preciso considerar que esse comportamento promove diversas expressões de movimentos voluntários. A primeira manifestação para a comunicação, a aprendizagem e a criatividade acontece utilizando expressões corporais por meio do lúdico e da atividade física. É por meio do movimento que a criança desenvolve não somente as suas habilidades motoras, a sua coordenação e o seu equilíbrio, mas também o seu lado social e a sua capacidade cognitiva – que se dá por meio das ligações neurais que a prática de atividade física é capaz de promover.

“Quando pensamos em aspectos neurocognitivos, como a memória, é por meios das atividades motoras que ocorrem novas e significativas ligações neurais. A abordagem psicomotora já aponta que os componentes da motricidade (conjunto de funções neurais e musculares que permite os movimentos voluntários ou automáticos do corpo) compartilham de áreas cerebrais comuns. Isso vai permitir que a criança transfira conhecimentos e habilidades adquiridas por meio da atividade física para tarefas escolares”, explica a professora.

Levando essas mudanças para a sala de aula, é possível identificar na prática de que maneira as noções de corpo e a orientação de espaço promovidas pela atividade física podem impactar no processo de leitura e escrita das crianças durante a alfabetização. A professora traz como exemplo a dificuldade que os pequenos têm no reconhecimento de letras e de símbolos, dando destaque para o caso das letras “d” e “b”.

Tailine explica que, observando essas duas letras, percebe-se que a única diferença que elas têm é a direção de sua curvatura. Para identificar essas diferenças, a criança deve previamente apresentar uma estrutura neurocognitiva que domine a lateralidade (o domínio de um lado do corpo sobre o outro), noção de corpo e de orientação espaço temporal. A construção e o desenvolvimento desses elementos depende diretamente das atividades motoras exploradas.

Vamos reduzir o comportamento sedentário?

De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, o comportamento sedentário envolve atividades realizadas quando você está acordado, na posição sentada, reclinada ou deitada e gastando pouca energia. Por exemplo: quando você está em uma dessas posições para usar celular, computador, tablet, videogame e assistir à televisão ou à aula, realizar trabalhos manuais, jogar cartas ou jogos de mesa, dentro do carro, do ônibus ou do metrô.

Diante disso, e, considerando que uma vida ativa melhora o desempenho escolar, a falta da atividade física tem um efeito oposto. Isso porque, ao deixar de realizar as atividades motoras, são restringidas as possibilidades de desenvolvimento integral do indivíduo. Além disso, a professora lembra que o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos – tablets, computadores, celulares e televisão –, além de expor crianças a possíveis conteúdos inapropriados para a idade, traz prejuízos à visão, problemas posturais e de sono, fatores que também estão associados ao desempenho escolar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças devem evitar e reduzir o tempo em comportamento sedentário – em especial quando se trata de atividades em frente às telas. Recomenda-se que crianças de 5 a 10 anos de idade não devem ultrapassar o tempo de 2 horas em frente a dispositivos eletrônicos de tela. Mas, vale considerar ainda que o isolamento social, provocado pela pandemia, proporcionou um aumento desse comportamento sedentário, principalmente porque as aulas, que antes eram presenciais, passaram a acontecer diante das telas.

Mesmo quando for inevitável ficar tanto tempo conectado, existem estratégias para amenizar os efeitos prejudiciais desse comportamento. O Guia de Atividade Física recomenda que, quando possível, as crianças interrompam o tempo em comportamento sedentário, com estratégias como movimentar-se por 5 minutos a cada uma hora, e aproveitar para mudar de posição e ficar em pé, ir ao banheiro, beber água e alongar o corpo. São pequenas atitudes que podem ajudar a diminuir seu comportamento sedentário e melhorar sua qualidade de vida. Também é importante incentivar as crianças a fazerem atividades culturais e educativas, como pintura, desenho, jogos de encaixe, quebra-cabeças e contação de histórias com movimento.

Qualquer atividade física funciona?

Antes de iniciar a prática de uma atividade física, é necessário levar em consideração a identificação com a atividade e a satisfação pessoal que ela gera para o praticante. É assim que a pessoa vai se sentir motivada a continuar praticando, e com as crianças não é diferente. Dito isso, Tailine explica que o ideal é que se tenha a orientação de profissionais de educação física, que utilizam estratégias para favorecer o desenvolvimento neuromotor com base na modalidade que a criança se identifica.

“Pensando em potencializar a relação entre a atividade física e o desempenho escolar, eu sugiro dar prioridade para atividades que requerem tomada de decisões e atividades com dupla tarefa (ou seja, atividades que demandam a execução de mais de uma habilidade ao mesmo tempo). Isso porque já há evidências científicas que esses tipos de práticas motoras potencializam o desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas são habilidade cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, emoções e ações, como flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória operacional. Essas habilidades fornecem os componentes para o desempenho eficaz e independência para as atividades escolares”, finaliza a profissional.

Além do acompanhamento de profissionais de educação física e da utilização de atividades que potencializam o desenvolvimento das funções executivas, é importante aliar a atividade física ao sono de qualidade e à alimentação adequada e saudável. Esses três elementos, juntos, têm a capacidade de proporcionar um desempenho escolar mais eficaz.

Em tempo: consulte o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Produzido pelo Ministério da Saúde, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira incentiva a prática regular de atividade física e traz exemplos de como manter uma vida fisicamente ativa em diferentes momentos. Dividida em oito capítulos, a publicação aborda a prática de atividade física em vários contextos, grupos e ciclos de vida, além de trazer recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, com indicações para um estilo de vida ativo. Acesse agora para consultar informações e recomendações específicas para crianças de até 5 anos, crianças e jovens de 5 a 17 anos, adultos e idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física escolar.

Saúde Brasil
Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page