sexta-feira, 1 de julho de 2022

Goiano viaja 500km pela Estr. Real

 


No lombo de uma mula


O principal sentimento desta aventura é a hospitalidade do povo mineiro.


Contemplar as belas paisagens montanhosas de Minas Gerais pela Estrada Real tendo como companheiras de viagem duas mulas. Esta tem sido a rotina do ex-advogado goiano Paulo Leão de 56 anos, que chamou a atenção de muita gente chegando a Congonhas com seus animais no início desta semana. Professor universitário, por mais de 25 anos, há cerca de cinco anos ele resolveu trocar sua rotina de uma capital, por uma vida mais quieta e simples no interior.

O fazendeiro gosta do contato com a natureza e com os animais e, depois de fazer a pé o caminho de São Tiago de Compostela, na Espanha, resolveu percorrer a Estrada Real, trilhando o mesmo roteiro, que fizeram os antigos tropeiros que movimentaram a economia e a sociedade mineira nos séculos XVIII e XIX.

A aventura começou no dia 02 de maio em Diamantina e, desde então o ex-advogado, já percorreu cerca de 500 km. Sem veículos de apoio, o aventureiro está percorrendo agora o Caminho Velho da Estrada Real que liga as cidades de Ouro Preto à Paraty e em cada cidade, conta com o apoio dos moradores que oferecem pousada para ele e para os animais.

Ao longo da jornada, Paulo Leão vai colecionando amizades e memórias. Em cada cidade ele costuma ficar dois dias que é o tempo para conhecer os pontos turísticos, permitir que os animais se recuperem e ainda experimentar aquela cervejinha nos bares das cidades. E na sua passagem pela cidade dos profetas, não foi diferente. Mas em Congonhas, ele fez questão de elogiar a hospitalidade do povo.

“O povo mineiro é o povo mais gentil do mundo. Eles nos levam para dentro de suas casas e nos oferecem de tudo, inclusive a coisa mais difícil de se conseguir: a amizade. Eu não conhecia Congonhas. Quando você chega por baixo e vê aquela igreja maravilhosa, isso mexe com o coração da gente. A Basílica aqui é muito linda. Adorei toda a bagagem histórica que Aleijadinho deixou aqui, mas o que mais me encantou foi a simpatia das pessoas. O povo é acolhedor e recebe e trata a gente com muito carinho. Vou chegar em Goiás e fazer um churrasco e convidar todos os mineiros que conheci”, brincou o viajante.

Ainda sobre o encantamento com a hospitalidade do povo de Congonhas ele contou que quando foi comprar ração para os animais, perguntou a um rapaz se a cidade possuía serviço de transporte via aplicativo. O rapaz conhecido como Cássio mecânico ofereceu carona para ele em sua moto e ainda cortou capim e trouxe para alimentar os animais dele. “Vocês são tão gentis. Nunca vi uma pessoa fazer isso por alguém desconhecido”, enfatizou.

No alvorecer da terça-feira (10), o viajante seguiu viagem com destino a São Brás do Suaçui. As próximas paradas acontecem em Entre Rios, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes e São João del Rey. A viagem até o destino final deve durar cerca de 100 dias e a chegada, em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, está prevista para o dia 30 de junho. Ao todo serão 1.100km de percurso.

Em Congonhas, a acolhida ao viajante, se deu na Chácara do Zé Rosa, no Recanto das Andorinhas e aconteceu através de uma rede de contatos onde um fazendeiro faz contato com outro fazendeiro conhecido (a popular “Rádio Peão”). A chácara costuma receber romeiros que visitam o Santuário do Bom Jesus no lombo de animais e outros viajantes. As acolhidas acontecem desde 2009, ano em que teve início o movimento dos muladeiros de Congonhas que organizam, desde 2011, viagens a cavalo até o Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo.

A Chácara fica na Rua Maria de Paula Reis, 8, Recanto das Andorinhas (Estrada do Alto Maranhão). Viajantes da Estrada Real e romeiros podem entrar em contato pelo telefone (31) 99742-4348.

Foto: Reinaldo Silva – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de CongonhasMula, Congonhas, goiano Paulo Leão de 56 anos

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page