domingo, 19 de junho de 2022

Flamengo atinge dois bilhões de interações no Instagram desde 2012

Segundo estudo recente divulgado pelo Deportes&Finanzas, portal especializado em análises das redes sociais, o Flamengo bateu a marca de 2 bilhões de interações no Instagram desde 2012. O clube carioca tem obtido grande sucesso de engajamento nas mídias digitais. Por exemplo, no mês de fevereiro, a equipe rubro-negra liderou o ranking da América no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

As tabelas apresentadas pelo site espanhol ainda mostram que, no segundo mês deste ano, o time de maior torcida no país ficou em 10º lugar na lista mundial de interações no Instagram. Além disso, em janeiro e fevereiro, o Mengão alcançou o top cinco mundial no Twitter. Entre retweets, curtidas e comentários, os números chegam a mais de 14 milhões na soma dos dois primeiros meses de 2022.

"A produção de conteúdo é a mina de ouro para os clubes estreitarem a relação com a torcida. Isso vai acontecer por meio de profissionais qualificados e com o investimento necessários na área, porque o mundo digital abre muitas possibilidades para conectar o torcedor. A qualidade atrai a torcida, que vai consumir e auxiliar as finanças dos clubes", analisa Bernardo Pontes, sócio da BP Sports.

Outros clubes brasileiros têm investido nas redes sociais como forma de gerar engajamento com a torcida. Em fevereiro, no Twitter, as equipes nacionais preencheram 13 posições no ranking do top 20. Flamengo, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Vasco, São Paulo, Botafogo, Internacional, Grêmio e Corinthians Feminino, respectivamente, evidenciaram a força das equipes nacionais nas mídias digitais.

Para Jorge Avancini, vice-presidente de Marketing do Internacional, as ações realizadas nas redes sociais têm gerado bons retornos ao Colorado: "O investimento na maior aproximação com o torcedor nos trouxe muitos frutos, como a chegada de patrocinadores devido aos números gerados pelo engajamento. Uma eficiente estratégia de comunicação, sobretudo pelas mídias digitais, motiva o torcedor a consumir os conteúdos internos do clube e pautas sociais, como fizemos com as camisas na luta contra o racismo".

A prosperidade em relação ao engajamento nas redes sociais dos clubes não tem relação apenas com o número de torcedores da equipe. Há diversas questões que influenciam no desempenho, como a criatividade nas ações com a torcida, o relacionamento construído com os apoiadores e a situação atual do time. Esses são tópicos que alteram, positiva e negativamente, a métrica de interações na internet.

"Hoje, o gestor esportivo precisa se preocupar também com o relacionamento do torcedor com o clube nos dias em que não há compromissos sociais. Temos à disposição diversas ferramentas para aproximar a torcida com o dia a dia de uma equipe de futebol, e as redes sociais são o principal meio atualmente para fortalecer esse vínculo. O torcedor quer se engajar com os bastidores, a rotina de treinos, as ações especiais do clube, e isso vai acontecer a partir da boa qualidade desse tipo de conteúdo", afirma Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Fonte: uol

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page