sexta-feira, 1 de abril de 2022

Valeu, Athletic. Representou demais!

 Lembro de acompanhar o Athletic galgando posições na terceira divisão do campeonato mineiro. Na época, participava de um programa de extensão da universidade que nos colocava na realidade de uma agência de notícias. Lá, de perto, cobri alguns jogos do “Esquadrão de Aço” e vi um projeto que começava a ganhar forma no cenário mineiro.

Lembro que, apesar de muito longe da realidade que o time está hoje, já havia um cenário de otimismo na torcida. “Desta vez estão fazendo certo” e “O futebol de São João está voltando” eram algumas das frases que torcedores proferiram, com orgulho de ver um time competitivo no gramado do Estádio Joaquim Portugal, atual Arena Unimed.

Hoje, é muito evidente que o futebol de São João del-Rei voltou e o Athletic, sensação do Campeonato Mineiro 2022, levou o nome da região para todo o estado. No segundo ano consecutivo disputando a elite do futebol mineiro, o “Esquadrão de Aço” conseguiu uma inédita classificação para a fase de mata-mata do torneio, terminando a fase de grupos em segundo lugar. 

Apesar da eliminação para o Cruzeiro no último sábado (26), é impossível não considerar a campanha do Athletic como vitoriosa. Fazia anos que a região não tinha um representante no mais alto nível do torneio estadual e, agora, temos um dos quatro melhores times do campeonato. 

O próximo ano promete ainda mais desafios para o Athletic. Além do Campeonato Mineiro, em 2022 o clube participará da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série D. São duas competições nacionais, com alto nível de enfrentamento e que mostram que atualmente o projeto do Athletic está em outro patamar.

Foto: Gustavo Rabelo/ BHFOTO/ Athletic
Foto: Gustavo Rabelo/ BHFOTO/ Athletic

Claro, a transformação do clube em SAF em dezembro de 2021 vem com a promessa de uma maior estruturação e a possibilidade de investimentos mais significativos para o clube. A empresa V2 Participações, criada pelos empresários Vinícius Diniz (CEO da Urbaville Turismo) e Victor Felipe Oliveira (CEO da 3F Investimentos), especialmente para investir em futebol, adquiriu 49% de participação no controle do futebol do clube. As ações compradas pelos investidores totalizam aproximadamente R$ 50 milhões para serem investidos nos próximos dez anos.

Foto: Gustavo Rabelo/ BHFOTO/ Athletic
Foto: Gustavo Rabelo/ BHFOTO/ Athletic

Neste ano, um possível exemplo desse maior poder de investimento foi a contratação do atacante Ricardo Oliveira, o “Pastor”. Ele já passou por clubes como o Atlético-MG, Santos, São Paulo, Real Betis e Milan. Ricardo Oliveira também já foi convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira. 

Agora, observaremos de perto como o projeto do Athletic irá se desenvolver. A expectativa é muito positiva. Hoje, o “Esquadrão” me parece pronto para o salto para a dobradinha de torneios nacionais. No clube hoje é possível observar um trabalho sendo feito e é óbvia, até por conseguir resultados, que há competência na diretoria e comissão técnica do clube. Que o sucesso do Athletic inspire outros times de cidades próximas!

Marcos Coelho
Jornalista

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page