segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Vasco tinha variada programação social em seus primeiros anos de fundação; veja fotos

 Memória Vascaína @HenriqueHuebner

Nossa função?
'O Vasco da Gama do chá das sextas-feiras, do Grupo dos 13, das excursões à Ilha do Engenho, das batucadas de Santa Luzia, dos Bailes do Lasca-o-Pau, dos trens especiais para São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora, do Grupo dos Supimpas, vive apenas na saudade.'



A evolução, que deveria trazer em seu bojo a tradição, transporta apenas o esquecimento.

São chamados de saudosistas os que ainda mantém viva a chama da tradição!


GB Álvaro do Nascimento Filho na sua coluna Zé de São Januário - Uma Pedrinha na Chuteira no Jornal dos Sports



Vamos explicar cada foto dos tt anteriores..
(1) Chá das sextas-feiras tradição iniciada na antiga sede da Travessa do Maia mostrada na imagem:



(2) O Grupo dos XIII, diretoria que conquistou o inédito bicampeonato do Rio de Janeiro em 1905/1906:



(3) Os famosos pic-nics e passeios à Ilha do Engenho. Tradição iniciada em 1903 e encerrada com o campeonato de 1921, quando logo após a ilha passou para a Marinha de Guerra. Na imagem vemos a barca da Cantareira e o desenbarque da banda dos fuzileiros e sócios vascaínos em 1912.



(4) Batucadas e bailes do Lasca-o-pau. Tradição iniciada nos reco-recos dos clubes náuticos. Com o tempo, passou a contar com as famílias vascaínas. Na foto vemos um reco-reco com o vascaíno Sinhô no lançamento do samba Fala Baixo no carnaval de 1921 na sede de Santa Luzia.



(5) Caravanas no trem expresso para São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Tradicional excursão vascaína onde o time realizava amistosos que contavam com a presença dos sócios. Na foto vemos a comitiva do Vasco na Estação da Luz na primeira excursão do Vasco à São Paulo em 19



digo, em 1925.

(6) Grupo Aquático dos Supimpas, fundado em 1929 e filiado internamente ao CRVG. Eram sócios vascaínos agregados à sede de S. Luzia onde realizavam festas e torneios internos.



Os Supimpas cresceram tanto que, além dos torneios internos, foram filiados às federações de volei e basquete. Era como um segundo Vasco! Os sócios eram incetivados ao congraçamento social e à pratica de esportes livremente, dentro e fora do Vasco e em seu nome.



(8) Álvaro do Nascimento Rodrigues, o famoso Cascadura. Saudoso Grande-Benemérito do Vasco. Era jornalista do Jornal dos Sports onde escrevia a coluna Uma Pedrinha na Chuteira, sob o pseudônimo de Zé de São Januário, um verdadeiro registro da memória vascaína do Nosso Vasco!



Fonte: Twitter Memória Vascaína

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page