segunda-feira, 23 de agosto de 2021

CBF inicia reuniões com federações para volta de público nos estádios

 A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através de seus departamentos médico, juridico e de competições, iniciou nesta quinta-feiras reuniões com as federações estaduais de futebol, no intuito de definir a volta do público ao futebol brasileiro.


O primeiro debate aconteceu com a federação paulista, nesta quinta-feira, e na sexta-feira está previsto o encontro com a federação carioca.

A intenção é que tudo fique alinhado com os clubes para o retorno com segurança sanitária, a partir da autorização do público parcial pelas autoridades locais.

Por isso, a presença dos comitês científicos das cidades é importante nos debates.

Os jogos das quartas de final da Copa do Brasil seriam os eventos-pilotos e, a partir de então, o público seria liberado também nas Séries de A a D do Campeonato Brasileiro.

A CBF apresentou às federações estaduais o protocolo divulgado na última sexta-feira, com as regras para a volta do público aos jogos do Brasileiro e da Copa do Brasil. A ideia ainda é promover o retorno de 10% a 50% da torcida no torneio mata-mata, na próxima semana.

Apesar de a CBF considerar o retorno viável em um projeto piloto, depende da aprovação dos órgãos sanitários locais, mas pretende manter o equilíbrio da competição aliado a um rígido controle de acesso aos palcos dos jogos.

Para atingir o objetivo é necessário que as duas cidades, nos jogos de ida e volta, tenham possibilidades de receber público. Este não poderá ter uma diferença de 15%, segundo o protocolo que a entidade publicou.

Só que o tempo é curto. No próximo dia 25, jogam Athletico-PR e Santos, em Curitiba, Grêmio e Flamengo, em Porto Alegre, e São Paulo e Fortaleza, em São Paulo. Fluminense e Atlético-MG se enfrentam no dia seguinte, no Rio.

Em Curitiba, o decreto que proíbe público nos estádios vence no dia 18 de agosto, esta quarta-feira. Athletico-PR e Coritiba negociam com a prefeitura a liberaçãoi.

No Rio, havia previsão para volta de 50% do público em setembro, mas a prefeitura ficou de reavaliar a medida, e avaliar caso a caso até a liberação dos 10% dada recentemente.

Em São Paulo, a previsão é de liberação apenas em novembro. Já em Porto Alegre o poder local ainda não indicou abertura. Diferentemente de Belo Horizonte, que, por sua vez, liberou 30% da capacidade.

De acordo com o protocolo da CBF, o acesso aos estádios será permitido mediante a comprovação completa da vacinação contra a covid-19, ou através do resultado negativo de exames do tipo RT-PCR com realização té 72 horas antes das partidas. Como alternativa, a CBF também sugeriu a apresentação do teste "Pesquisa de Antígenos", que deve ser realizado dois dias antes dos jogos.

Dentro dos estádios haverá uma série de cuidados sanitários. Logo na entrada, a segurança deverá aferir a temperatura corporal dos torcedores. Nas áreas internas, o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz será obrigatório, além do distanciamento entre assentos.

Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page