segunda-feira, 10 de maio de 2021

Nível do Lago de Três Marias tem queda em relação a 2020, mas ainda mantém volume de água confortável em 2021

 

As chuvas que caíram intensamente em Minas Gerais no início de 2020 praticamente recuperaram os reservatórios de água dos grandes rios, principalmente o Lago de Três Marias, no Velho Chico. O reservatório da Usina Hidrelé­tri­ca, localizada na cidade de mesmo nome da região Central de Minas Gerais, atingiu nível de água acumulada que não se via há oito anos. O volume útil da represa alcançou 88,6%, em março de 2020, melhor resultado desde 2012, quando estava em 89,2%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.

 Em abril de 2021, o nível atingido da capacidade de armazenamento da represa de Três Marias ainda é um dos melhores do país, com 71,86% de volume útil. Somente em 2009, com nível de 93,4%; 2007 (89,7%); 2012 (89,2%) e 2020 (88,6%), os números desse lago que é um dos principais reservatórios da bacia hidrográfica do rio São Francisco foram superiores ao patamar atual.

Embora o volume de chuvas tenha diminuído em relação ao mesmo período do ano passado, a expectativa é que o nível do reservatório se mantenha estável até a entrada do período de seca, quando há uma redução do nível de todos os reservatórios. Isso significa que o médio e baixo São Francisco terão fartura de água durante todo o ano de 2021, o que, certamente, melhorará as opções de pesca e também de turismo em cidades como Três Marias, Pirapora, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária e Manga.

FONTE: JORNAL CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page