quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Pescaria em Roraima no rio Anauá

 

Marco Aurélio Rossini
Pescador inveterado e médico nas horas de folga
 koreirossini@gmail.com

 

Fui pescar em Roraima recentemente, a convite do amigo Edimar Ramires, que desde janeiro deste ano vem recebendo grupos de pesca na pousada flutuante 7 Dias Atoa, no rio Anauá, afluente do Rio Branco, próximo ao Parque Nacional do Viruá, região famosa pelos grandes Açus e Pirararas.

Partimos de Boa Vista, eu e Tadeu (Serra Talhada/PE), Toninho (São Paulo/SP) e Ari (São Paulo/SP), Bené (Barretos/SP) e João Meirelles (Campinas/SP), em um percurso em van de duas horas, até a cidade de Caracaraí. Recebidos ali pelo Edimar, descemos o rio por mais duas horas em lancha rápida até a flutuante, chegando para o almoço.

No final da tarde sobrou tempo para algumas anzoladas, mas a pescaria teria início no dia seguinte.

Na madrugada do primeiro dia de pescaria, fomos acordados por uma forte chuva, que se manteve assim até o meio-dia, impedindo a pesca no período da manhã. A chuva intensa e prolongada provocou um fenômeno chamado de repiquete, onde o rio sobe rápido, o nível de água das lagoas aumenta, a acidez da água se altera e os peixes param de comer, o que torna a pescaria mais difícil, diminuindo o número de ações. Apesar disso, o grupo conseguiu bons exemplares, tanto dos Açus quanto das Pirararas.

Muito calor, chuva, ações na linha aquém do esperado, mas foi uma ótima pescaria. A aventura não está no peixe em si, mas em todo o contexto que abrange. Vai além de fisgar o peixe, já que o importante é o convívio com a natureza e os amigos.

Agradeço de coração ao Alan e Gleibson (garçons), Eliete(camareira), Mirela(cozinheira), Ceará (faz tudo) e piloteiros. Agradecimento especial ao Edimar, grande anfitrião, responsável por uma excelente estrutura para pesca esportiva. Rio Anauá, Pousada flutuante 7 Dias Atoa, eu recomendo e vou voltar lá.

Fonte: CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page