segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Glaycon Franco segue na luta pela implementação do projeto “Caminhos de São Tiago”

Projeto será um marco  no turismo regional

Projeto será um marco no turismo regional

O turismo é um dos setores mais presentes em todo o estado de Minas Gerais. Somente no ano de 2019 ele foi o responsável por movimentar, aproximadamente, 20 bilhões e meio de reais na economia estadual, o que representa 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. 

É pensando no turismo e também no desenvolvimento das regiões do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Vertentes, que o deputado Glaycon Franco (PV) trabalha no projeto “Caminhos de São Tiago”, que tem como objetivo principal ligar onze municípios mineiros. O roteiro tem início em Ouro Preto e ponto de chegada na cidade de São Tiago. O itinerário que liga essas duas cidades passa por Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e chega até São Tiago.

História

A inspiração para a criação do Caminhos de São Tiago é o místico roteiro de Santiago da Compostela, que atrai anualmente caminhantes de todo mundo no interior da Espanha para uma caminhada que dura em torno de 30 dias. O caminho tem mais de 700 quilômetros e é um grande atrativo para viajantes de todos os países.

A proposta é incentivar que o mesmo seja feito aqui no Brasil, replicando o que é feito na Europa, movimentando a economia, atraindo turistas de todo o mundo para conhecer e se encantarem com a região por meio do projeto que liga todas essas 11 cidades. Diversas delas narram com propriedade a história do Estado brasileiro sob a perspectiva de Minas Gerais, além de serem um paraíso de grandes belezas naturais, contam também com um grande acervo patrimonial arquitetônico, como igrejas e centros históricos preservados.

Reunião na Secretaria de Estado de Turismo, com a participação do deputado Glaycon Franco
Reunião na Secretaria de Estado de Turismo, com a participação do deputado Glaycon Franco

O idealizador deste projeto é o médico e acadêmico de Conselheiro Lafaiete, Elias de Lima, que tem o apoio do deputado estadual Glaycon Franco no seu desenvolvimento, que já o levou ao Governo do Estado, conciliando os interesses do projeto com pautas de importantes secretarias, como as de Cultura e Turismo.

Recentemente o projeto recebeu mais um incentivo para sua ativação. Os totens que demarcam o trajeto que deve ser percorrido começaram a ser instalados nas cidades que o compõe. Estes totens funcionam como marcos e são um grande avanço para o programa.

Conforme salientou o deputado estadual Glaycon Franco, o projeto Caminhos de São Tiago “tem todas as condições para se consolidar como um marco na expansão da peregrinação religiosa e espiritual, bem como do turismo cultural, em Minas e no Brasil”, terminou.

Nas próximas semanas, os marcos serão instalados no município de Conselheiro Lafaiete.

Fonte: https://www.fatoreal.com.br/

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page