domingo, 13 de dezembro de 2020

Esportes; Pescadores da região têm apenas um mês para anzolar antes da piracema chegar

 

Na maior parte do Brasil, inclusive Minas Gerais, o período de defeso começa a partir do dia primeiro de novembro e se estende até 28 de fevereiro de 2021. A piracema contribui para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.

Período natural de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas, a piracema é fundamental na vida das espécies aquáticas e, segundo especialistas, deveria começar em setembro, para garantir uma maior reprodução das espécies. Pescadores experientes de Lafaiete já fisgaram e examinaram peixes nos meses de setembro e outubro, e constataram o que muitos cientistas já comprovaram: a desova acontece antes da data estipulada para o início da piracema e, portanto, o período deveria começar bem antes, de forma a preservar as espécies de peixes que estão em processo de extinção.

O período de restrição de pesca serve para garantir o ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.

Aqueles que desrespeitarem a piracema serão penalizados com multas que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, ou detenção prevista pela Lei Estadual nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009 e na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. O ideal, neste período que antecede a piracema, é pescar nos pesque-pague e, se for na beira dos rios, soltar os peixes, de forma que eles possam procriar e garantir a multiplicação dos peixes e também das gerações futuras.

Fonte: CORREIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page