domingo, 13 de setembro de 2020

Local da reunião da fundação do Vasco no Centro do Rio é restaurado e terá exposições

uito em breve o torcedor vascaíno poderá ter a experiência de voltar no tempo e presenciar o início da trajetória centenária do Club de Regatas Vasco da Gama. O grupo "Guardiões da Colina" alugou o local onde foi realizada a assembleia de fundação do Cruz-maltino, em 21 de agosto de 1898, e o revitalizou. A ideia é que o prédio recebe exposições e eventos sobre a história da agremiação.

A sede, originalmente, se situava na Rua da Saúde, nº 293, no Centro (RJ), mas com as mudanças na cidade, o endereço atual é Rua Sacadura Cabral, nº 345.

Líder do grupo Guardiões da Colina, Fábio Vare explicou ao UOL Esporte como surgiu a ideia de alugar o espaço:

"Já era um sonho antigo do nosso grupo. Temos algumas bandeiras, como a democratização do Vasco, valorização de suas sedes, recuperação da sua história... Finalmente a oportunidade apareceu, o imóvel estava para alugar e não pensamos duas vezes. Ali nasceu o Vasco. Visitamos o local e vimos um filme imaginando como, há 122 anos, ali aconteceu a reunião que gerou essa paixão que nos move até hoje".

Vare também detalhou os projetos para a sede, informando que a inauguração está próxima de acontecer.

"Vamos fazer uma inauguração em breve. Essa região foi muito afetada pela pandemia, que infelizmente ainda não acabou. Estamos organizando todos os protocolos para iniciar uma exposição de itens históricos do Vasco com entrada limitada, álcool, máscara... O Centro do Rio está voltando a funcionar aos poucos, os museus estão voltando, AquaRio... Nada mais animador que colocar o Vasco nesse roteiro e ainda ajudar a movimentar a região, os restaurantes, etc.", destacou.

Exposições ajudarão a manter o espaço

O "Guardiões da Colina" fechou um contrato de aluguel semestral com o proprietário tendo a opção de compra. A ideia é que estes eventos e exposições banquem a manutenção do espaço. O objetivo é que em 2021, após a eleição presidencial, a nova diretoria incorpore o local como mais uma sede do Vasco.

"Vamos cobrar entrada e o sócio vai ter desconto. É um valor que será 100% empregado no imóvel. O grupo Raízes Vascaínas está com a gente nessa, pessoas próximas de outros grupos do Vasco, amigos, enfim... Há uma mobilização grande para ajudar. Qualquer vascaíno que quiser, pode ajudar, vamos disponibilizar uma conta no PicPay para doações. Nosso sonho é restaurar o imóvel todo até janeiro e, quem sabe no próximo ano, a nova diretoria que entrar não vê o interesse de oficializá-lo como sede do Vasco novamente. Seria fantástico", enfatizou Fábio Vare.

Proprietário negociava com uma lotérica

O local, que estava desativado, esteve próximo de se tornar uma lotérica. O proprietário já tinha conversas neste sentido quando recebeu a proposta do Guardiões da Colina. Ele revelou que outros grupos ligados ao Vasco já haviam o procurado a respeito, mas nunca fizeram, efetivamente, uma proposta de aluguel.

História confundiu local de fundação

Durante muito tempo, imaginou-se que o local de fundação do Vasco da Gama havia sido em outro lugar. Por conta da dificuldade de registros e documentos, acharam por décadas que a reunião que fundou o clube teria acontecido na sede da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, importante reveladora de artistas amadores da época.

Até mesmo um evento em 2011, com o presidente vascaíno da ocasião, Roberto Dinamite, aconteceu no local para celebrar o feito.

Em 1958, houve também uma celebração pelos 60 anos da fundação, e até mesmo uma placa foi inaugurada na sede.

O verdadeiro local foi ser conhecido e revelado tempos depois com a ajuda do historiador vascaíno Henrique Hubner, que já fez parte do Centro de Memória do clube.





Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page