sexta-feira, 31 de julho de 2020

Justiça revoga liminar que autorizava volta do Cruzeiro ao Profut e clube prepara recurso

Clube foi excluído do Profut no início deste ano, mas conseguiu liminar que concedia retorno em abril; programa do governo federal refinancia dívidas

Thiago Ferraz



Ainda tentando o retorno em definitivo ao Profut, o Cruzeiro vai precisar de um novo recurso na Justiça. Isso porque a liminar que garantiu um retorno parcial ao programa de parcelamento das dívidas foi derrubada na 14ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Minas Gerais. 
O Cruzeiro foi notificado em fevereiro sobre a inadimplência, que aconteceu na gestão de Wagner Pires de Sá, e a exclusão em primeira instância do Profut. Depois disso o Clube recorreu, conseguiu a liminar, que agora foi derrubada, e o processo segue. A exclusão ainda não é definitiva. 
Criado em 2015 pelo governo federal, o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro – Profut, permite aos clubes o parcelamento de dívidas fiscais. Hoje, o Cruzeiro tem dívida tributária e previdenciária na casa dos R$ 294 milhões. 
Via assessoria, o Cruzeiro confirmou a informação da Itatiaia, mas diz que segue trabalhando para o retorno da instituição ao Profut e que o pedido judicial se apoia em sólidos argumentos. O clube disse ainda que o setor jurídico do clube, neste caso representado pelo Dr. João Paulo Fanucchi de Almeida Melo, já trabalha no recurso e ressalta confiança no êxito da ação.
Na live de quinta-feira, o presidente Sérgio Santos Rodrigues se mostrou tranquilo com as dívidas fiscais e falou até em visitar a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Foi isso que o Flamengo fez quando conseguiu renegociar todas as suas dívidas fiscais e começou o processo de recuperação do clube. 
“Vamos à Procurardoria Geral da Fazendo Nacional, buscar sentar e parcelar todos esses débitos. Eu não nego hora nenhuma o modelo que a gente tem é o do Flamengo, e conto sempre isso. O Bandeira, antes da posse dele, foi até à Procuradoria, assentou, até contou na época que não era muito comum isso, um clube de futebol procurar o fisco para dizer 'eu vou te pagar, mas dentro da minha necessidade'. A gente quis fazer isso, só não fizemos isso devido à pandemia. Mas vamos fazer, vamos resolver isso", disse o mandatário celeste.
Além disso, a reportagem da Itatiaia apurou que o Cruzeiro tem estudado outros planos que vão além de uma permanência ou não no Profut.
Na semana que vem, o Cruzeiro deve promover uma coletiva para dar detalhes do assunto.
Leia a nota oficial do clube
O Cruzeiro Esporte Clube confirma ter ciência da sentença que revoga a liminar, antes deferida, para julgar improcedente o pedido de retorno ao parcelamento do PROFUT.
Não obstante a gestão temerária pela qual passou o Clube recentemente – o que acabou, dentre muitas nefastas consequências, levando ao afastamento da entidade do PROFUT – o novo Cruzeiro acredita, com o devido respeito à decisão, que seu pedido judicial se apoia em argumentos sólidos.
O setor jurídico do Clube, neste caso representado pelo Dr. João Paulo Fanucchi de Almeida Melo, já trabalha no recurso cabível e ressalta, mais uma vez, confiança no êxito da ação.
Levando-se em conta o compromisso com a transparência pregado pela nova gestão, o Cruzeiro informa que as dúvidas e detalhes envolvendo o caso serão tratados na próxima semana, através de uma entrevista coletiva que será anunciada posteriormente nos canais oficiais do Clube.
Fonte: Twitter

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page