segunda-feira, 4 de maio de 2020

FFERJ pretende liberar clubes a decidirem sobre retorno aos treinos

A Federação do Estado do Rio de Janeiro deve publicar nas próximas horas a resolução da presidência que libera aos clubes a decisão de voltar aos treinos, desde que respeitando normas rígidas do protocolo estabelecido. O texto diz que "a análise das condições deverá ser realizada de forma criteriosa e rigorosa por cada clube."

A análise citada obriga "a seguir três pilares: a) comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes; b) obediência às determinações governamentais; c) seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva."

O texto diz que as decisões dos clubes devem estar "em total consonância com o Decreto 47.052 do Estado do Rio de Janeiro, publicado dia 30/04/2020."

Com base na resolução da FFERJ, o Flamengo prepara o retorno dos jogadores ao centro de treinamento a partir de segunda-feira, para atividades em grupos de dois a quatro jogadores, como manda o protocolo, e seguindo um pouco dos critérios da Federação Alemã, que pode ser a primeira grande liga a retornar, possivelmente no dia 16 de maio, dependendo da aprovação da chanceler Angela Merkel, que prometeu a decisão final para quarta-feira (9).

O Fluminense deve retornar com treinos remotos. Cada jogador na sua casa. A informação originalmente postada aqui dizia que o Fluminense também deveria retornar ao CT, mas a direção do clube desmentiu e disse que só vai voltar com treinos com os jogadores remotamente.

O protocolo do Rio de Janeiro, como o da Federação Alemã, indica que se um jogador em treinamento for diagnosticado com Covid-19, ele será afastado e o grupo de treinos do qual participa será testado. Mas os treinamentos seguirão normalmente. É o caso do Colonia, que teve três integrantes diagnosticados positivamente. Os três atletas do clube alemão foram afastados, mas os treinamentos seguem, como manda o protocolo da Alemanha.

O entendimento da Federação e do Flamengo é de que os treinamentos dentro dos Centros de Treinamento, em grupos pequenos, não descumpre o Decreto do governador Wilson Witzel, que mantém a quarentena para proibir aglomerações. Se cumpridos todos os itens do protocolo, não haverá aglomeração. Haverá no máximo quatro jogadores espalhados num campo de 105 metros de comprimento por 68 de largura.

Em Porto Alegre, a prefeitura permitiu a reabertura dos Centros de Treinamento. Grêmio e Internacional aparelham seus espaços de treino de acordo com os protocolos e os treinamentos devem retornar na terça-feira.

Fonte: Blog do PVC - GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page