quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Estádio Vicente Franco Filho é inaugurado no Alto Maranhão

Mais um espaço de esporte, lazer e convivência foi entregue reformado aos congonhenses na manhã deste domingo, 1º de dezembro. Desta vez, os agraciados foram os moradores do Alto Maranhão, que voltam a usar seu antigo campo de futebol, transformado em Estádio Municipal Vicente Franco Filho.

Este é o segundo equipamento esportivo inaugurado no distrito que, em 2018, recebeu o Ginásio Poliesportivo Manoel Santana. O espaço conta com um dos melhores vestiários da região, além de alambrado, talude externo, banheiros e lanchonete. O campo recebeu grama esmeralda e sistema de irrigação. Em breve, também terá iluminação, para que possam ser realizadas atividades noturnas.

Os primeiros a entrarem em campo foram os times do Alto Maranhão e do Pequeri (infantojuvenil – 5 a 15 anos), sendo que a partida terminou em 2 x 0.  À tarde, terão jogos entre Alto Maranhão e Santa Cruz do Mato Dentro, nas categorias veterano, intermediário e amador.

O goleiro do time do Alto Maranhão, Cauã Gonçalves, 10 anos, ficou animado por estrear o Estádio Municipal Vicente Franco Filho. “A gente treinava na quadra e esperava o campo ficar pronto pra jogar. A gente ficou muito feliz. É bem melhor jogar no campo, tem mais espaço”, destacou.

O governo municipal está atento às demandas da comunidade do Alto Maranhão, que, nos últimos anos, teve muitas conquistas. Uma delas foi o calçamento da estrada que liga o distrito à Congonhas. Também tiveram a construção da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), da capela velório e do Ginásio Poliesportivo Manoel Santana, além da restauração da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda.

A cerimônia de inauguração do Estádio Municipal contou com a presença do Prefeito Zelinho; do vice-prefeito Arnaldo da Silva Osório; do presidente da Câmara Municipal Igor Jonas Souza Costa; do secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro; dos vereadores Cida Penido e Hemerson Ronan Inácio; e do diretor de Obras e Manutenção de Prédios Públicos, Eduardo Marques, que representou a secretária de Obras, Rosemary Aparecida Benedito.

Representando a comunidade participaram o presidente da Associação dos Moradores do Alto Maranhão, Demísio do Carmo Pinto; a viúva do homenageado, Neide Maria de Jesus, e seu filho Joel Franco; e o responsável pelos times de futebol da localidade, Carlos Alexandre de Oliveira. Os hinos do Brasil e de Congonhas foram executados pela Banda Nossa Senhora d’Ajuda. As ministras da eucaristia Maria Aparecida da Costa Pinto e Maria da Paz Pinto realizaram a bênção ecumênica.
O prefeito Zelinho pontuou que o campo do Alto Maranhão já existia e que o Governo Municipal investiu em melhorias, com vestiário de qualidade, calçamento intertravado em sua entrada, alambrado, entre outras. “Atendemos 100% das reivindicações dos moradores do Alto Maranhão. Uma das mais importantes é em relação à água, que aqui faltava muito. O órgão que mais visitei foi a COPASA, e pedi para que colocasse reservatório de água em um ponto mais elevado, como foi feito no Murtinho e em Santa Quitéria. Agora fizeram próximo do Ginásio Poliesportivo um grande reservatório elevado. Foi uma obra que o governo reivindicou. Também tem a Igreja, que investimos mais de R$ 1 milhão, a UBS, que leva atendimento médico à população. É uma conquista de vocês, moradores, que se organizaram, pediram ao prefeito e cobraram. É uma comunidade organizada que merece os aplausos e mais essa conquista”, disse o Chefe do Executivo, destacando as principais ações realizadas no distrito.
Para o secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, o Estádio incentiva o esporte de participação, do amador aos veteranos. Também fortalece os projetos sócio-educacionais do Governo Municipal, como as escolinhas de esportes, que atendem jovens de 5 a 17 anos. “São nove campos de futebol com grama de boa qualidade. Aqui, o gramado foi muito bem feito, nos moldes dos melhores estádios do Brasil”, concluiu.
“A Câmara Municipal está caminhando de mãos dadas com o Governo, por acreditar em suas ações, em sua transparência e na maneira de governar, com seriedade. O Governo tem priorizado o Alto Maranhão, com calçamento, UBS, ginásio poliesportivo e, agora, com a entrega dessa belíssima obra”, disse o presidente da Câmara, Igor Jonas Souza Costa.
Representando a secretária de Obras, Rosemary Aparecida Benedito, o diretor de Obras e Manutenção de Prédios Públicos, Eduardo Marques, destacou as obras realizadas na comunidade e acrescentou as melhorias que estão sendo feitas na Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade.
O presidente da Associação dos Moradores do Alto Maranhão, Demísio do Carmo Pinto, destacou que “é com muito prazer e muita gratidão que nossa comunidade recebe essa grande obra. É uma obra que a gente sentiu necessidade, porque hoje é mais um lazer que nossa comunidade está recebendo. Temos aqui nosso Ginásio Poliesportivo, onde o pessoal pratica esporte, mas cada um gosta de uma coisa e o futebol é a raiz de nossa comunidade. Ficamos muito satisfeitos não só por essa obra, mas todas as conquistas que reivindicamos e o prefeito atendeu”.
Quando assumiu os times do Alto Maranhão, Carlos Alexandre contou com a colaboração de lideranças e da comunidade para que os atletas pudessem jogar. O campo, de grama natural, tinha que ser roçado frequentemente pelos moradores. “A mensagem que eu deixo é de acreditar em dias melhores porque isso aqui é um sonho para o Alto Maranhão. Hoje, nossas crianças terão uma opção de lazer. Agradecemos muito. Obrigado por tudo o que você, prefeito, fez por nós. Deu una alavancada no Alto Maranhão”, disse.
Vicente Franco Filho
O nome do Estádio Municipal homenageia o antigo morador do distrito, Vicente Franco Filho, que deu início ao time de futebol da localidade há, aproximadamente, 55 anos. A data que marca o surgimento da equipe é 15 de novembro e a comemoração era sempre feita com festa e jogos.
O filho do homenageado, Joel Franco, contou que o pai morava, inicialmente, na Bombaça, onde também deu início à construção de um campo de futebol. Quando se mudou para o Alto Maranhão, ele deu início ao que, hoje, é o Estádio que leva o seu nome. “É com imensa satisfação que estamos aqui hoje nessa inauguração, com essa homenagem ao meu pai, Vicente Franco Filho, que esteve presente muitos anos cuidando, zelando pelo campo de futebol e sempre abrilhantando todos os jogos com sua presença. Nossos inteiros agradecimentos a todos pela execução da obra e a essa homenagem tão bonita ao meu pai”, destacou.
FONTE: LAFAIETE AGORA

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page