quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Atividades do Setembro Amarelo levam mais de mil lafaietenses à Praça do Cristo

40578654_1937503466313057_634254356224409600_nAproximadamente 1400 pessoas participaram de uma série de atividades realizadas na Praça do Cristo, neste domingo 02/9 , que assinalou a abertura oficial do “Setembro Amarelo” em Conselheiro Lafaiete.
amarelo_nDe acordo com Gilmar Dias Rodrigues, um dos coordenadores do movimento na cidade, está em vigor desde 2016 Lei Municipal que prevê a participação de Lafaiete no “Setembro Amarelo”, mês designado pelo Ministério da Saúde para difusão de ações preventivas ao suicídio e à valorização da vida. Os eventos, segundo Gilmar, consistem em palestras, seminários e eventos públicos de informação e lazer como o ocorrido na manhã deste domingo (02/09): “Este ano contamos com a colaboração de 40 parceiros que nos ofereceram toda a logística para realizarmos este evento aqui na Praça do Cristo. Estamos muito satisfeitos, tanto com este evento, como com o seminário que foi realizado na Faculdade de Direito no início de agosto. Nossa satisfação maior é, tanto pelo engajamento dos cidadãos lafaietenses e de cidades vizinhas nas questões que tratam da atenção e prevenção ao suicídio, quanto pelo desenvolvimento que o município alcançou ao longo dos últimos três anos; principalmente agora, quando a Rede de Atenção Psicossocial implanta um novo fluxograma de apoio às pessoas emocionalmente vulneráveis, que poderão fazer acompanhamento no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).”
gilmar e Renata
Gilmar e Renata iniciaram o movimento na cidade em 2008
Gilmar Rodrigues frisou que o grupo de prevenção ao suicídio de Conselheiro Lafaiete é um movimento voluntário e sem qualquer vinculação política. Ele disse que o grupo está aberto a receber novos parceiros e colaboradores. Lembrou também que o grupo mantém convênio com o CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade com mais de 50 anos de experiência somente no Brasil. Qualquer pessoa que se sentir emocionalmente fragilizada pode telefonar a qualquer momento para o telefone 188, pois será prontamente atendida e encontrará pessoas preparadas para ouvi-la e aconselhá-la.
Quanto às próximas atividades do “Setembro Amarelo”, Gilmar Rodrigues informou que haverá palestras nas escolas e em diversas instituições. A ideia, segundo o coordenador, é estender os eventos de valorização da vida para cidades no entorno de Lafaiete.
FONTE: FATO REAL

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page