quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atletas de projeto de inclusão social dão exemplo e abrilhantam graduação de jiu jtisu


Diretora do Colégio Nazaré, a irmã Ana Renilda, e os vereadores, Professor Osvaldo, Sandro José e Lúcio presentes ao evento
Diretora do Colégio Nazaré, a irmã Ana Renilda, e os vereadores, Professor Osvaldo, Sandro José e Lúcio presentes ao evento
Muitas vezes cenário de debates ácidos e até desleais o salão nobre da Câmara de Vereadores de Lafaiete foi palco de um momento único e mágico no último sábado, 25/11. Graduandos de jiu jitsu da escola Gracie Barra-São Sebastião, seus familiares e amigos lotaram o plenário. E muito mais que uma troca de faixas recebidas por dezenas de atletas, o que se viu foi a materialização do conceito superação. Entre os graduandos, a presença de atletas do projeto social de inclusão Jiu Jitsu para todos.
Presidente da Câmara de Congonhas, o vereador Adivar e os vereadores lafaietenses Pedrinho e Alan
Presidente da Câmara de Congonhas, o vereador Adivar e os vereadores lafaietenses Pedrinho e Alan
A abertura do evento foi feita pelo vereador e presidente da Câmara, Sandro José, que enalteceu o valor das artes
Joirson - Mentor do projeto Jiu Jtisu para todos
Joirson – Mentor do projeto Jiu Jtisu para todos
marciais na formação de cidadãos de bem. “Nossa ideia aqui hoje é reforçar nosso propósito de aproximação entre o Legislativo e a população. Sabemos do quão valoroso é o papel das academias na vida de uma comunidade. Além disto, queremos enaltecer o valor do projeto social desenvolvido na Gracie Barra. Tenho certeza que todos os envolvidos estão aprendendo e muito com todo o processo. Vemos aqui hoje atletas com uma força de vontade enorme. Alguns com deficiência total e ou parcial, mutilados, que provam pra gente que com uma força de vontade enorme e disciplina conseguem vencer até mesmo o talento nato”.
Em seguida, Joirson Pires, responsável pela escola Gracie Barra-São Sebastião e mentor do projeto de inclusão Jiu Jitsu para todos, agradeceu a presença de todos e exaltou a conquista de um dos atletas do projeto de inclusão: “Hoje estamos colhendo frutos de um trabalho de anos. Quero aqui registrar a força extraordinária do Carlinhos. Eu me emociono ao falar. Não sou eu quem ensina o Carlinhos. É ele que me ensina. Ele luta todos os dias. A luta no tatame é prazerosa. Já a da vida nem sempre o é. Ele sai do Murtinho e vem treinar. Enfrenta a estrada. Enfrenta inúmeros perigos. E nunca reclama. Então quero falar; primeiro tente e só depois diga que não consegue”.
Carlinhos, a quem se refere Joirson é Luiz Carlos Matias, atleta de 62 anos, que no sábado recebeu sua faixa preta. Ele mora em Joaquim Murtinho e possui somente cerca de 10% da capacidade visual.
Momento que Carlinhos recebe de Joirson sua faixa preta
Momento que Carlinhos recebe de Joirson sua faixa preta
Ele conversou com a equipe do Fato Real: “Eu sempre gostei de esporte. Aliás, foi jogando bola, eu era lateral direito, que eu percebi que havia algo de errado comigo. Procurei médicos que me disseram que eu sofria de retinose pigmentar. E hoje enxergo muito, mais muito pouco mesmo. No início da doença eu sofria muito. Mas logo dei um jeito de procurar ajuda. Eu queria manter minha liberdade e minha independência. E encontrei este apoio na Fundação Olhos D’Alma. E em 2005 surgiu o jiu jitsu, um esporte de contato, que dava pra mim.”
Além dos alunos de inclusão social, vários atletas também receberam sua nova graduação
Além dos alunos de inclusão social, vários atletas também receberam sua nova graduação
Perguntado sobre sua recente conquista, Carlinhos fala emocionado. “Olha, foi uma caminhada longa, cheia de obstáculos. Mas o jiu jitsu ajuda muito. Com sua disciplina e com o apoio de todos da academia. Mas sem o Joirson nada disso seria possível. O Joirson é um corajoso. Foi por causa dele que eu nunca pensei em desistir. Treino três ou quatro vezes por semana. E sempre encontro nele um apoio fora do normal. Pensar que conquistei esta faixa preta, que já fui inclusive campeão mineiro invicto em 2008. Isto só aconteceu pela coragem, pelo desprendimento e pelo amor ao esporte e ao próximo que o Joirson tem”.
Joirson, Carlinhos e Adivar
Joirson, Carlinhos e Adivar
Reconhecimento
1
A Câmara de Vereadores concedeu ao projeto de inclusão social Jiu Jitsu para todos uma Moção de Aplauso, em reconhecimento ao trabalho de Joirson Pires (Escola Gracie Barra-São Sebastião). A entrega da Moção encerrou o evento.
23Esporte é importante ferramenta de 
transformação. OSS!

FONTE: FATO REAL

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page