sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Rio 2016 terá agência de investimento

O Dia Online

O Município do Rio vai ganhar no início do ano que vem uma superagência de captação de investimentos, de olho nas oportunidades com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Em visita a Londres, capital da Inglaterra, o prefeito Eduardo Paes anunciou a criação do escritório, que será uma parceria público-privada.

Paes se reuniu ontem com Mike Charlton, diretor-executivo da Think London, que servirá de modelo para a criação da agência carioca. Instalada em 1994, a Think London trouxe mais de 1.400 empresas de 40 países para Londres e gerou 50 mil empregos na cidade.

A versão carioca vai oferecer consultoria aos empresários que se estabelecerem na cidade, auxiliando, por exemplo, no acesso às melhores instalações e profissionais. “O Think London é uma estrutura para atração de investimentos que já existia em Londres antes de a cidade ser escolhida para a Olimpíada de 2012. A partir de então, a agência passou a trabalhar para multiplicar as oportunidades de investimento. Queremos isso no Rio também”, afirmou o prefeito.

Paes disse que pretende seguir cada passo da Think London. “Depois dos Jogos de Pequim, o prefeito de Londres, Boris Johnson, foi a 15 cidades chinesas para atrair investidores. A agência mapeou a cadeia produtiva dos Jogos Olímpicos, identificando sete mil tipos de fornecedores. Eles trabalham para levar a maior parte para Londres. Quero aproveitar isso”, apontou Paes.

O prefeito participou, ainda, do Global Sports Industry Congress, que reúne dirigentes de federações e comitês olímpicos, além de empresários e especialistas em marketing esportivo, para discutir oportunidades de investimento. Paes falou sobre a preparação do Rio para as Olimpíadas de 2016 e o papel dos eventos esportivos no desenvolvimento da cidade.

Ontem foi o primeiro dia da viagem do prefeito pela Europa dentro do Roadshow Rio Olímpico, que prevê um roteiro de missões internacionais para ‘vender’ a cidade e trocar experiências na realização de eventos esportivos. Hoje, a programação inclui visita a equipamentos olímpicos em Londres, conversas com técnicos e reunião com prefeito Boris Johnson. À noite, o prefeito do Rio embarca para Atenas.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page