terça-feira, 25 de agosto de 2009

Festa do Peão de Barretos

Logo da Copa do Mundo de Rodeio-
Etapa Barretos 2009

Hoje a 54a. Festa do Peão de Barretos, é novamente etapa da Copa do Mundo de Rodeio, além é claro das grandes atrações em 10 dias de festa.

A Festa vai ter as seguintes atrações: Thales e Thiago, Jorge e Mateus, Victor e Léo, Banda Eva, Cavaleiros do Forró, Marcos e Belutti, entre outros.

Festa do Peão de Boiadeiro é uma festa popular que consiste num rodeio de touros e cavalos, no estilo estadunidense. No Brasil acontecem centenas dessas festas durante o ano todo, principalmente em cidades do interior do estado de São Paulo, como Barretos, Americana e Jaguariúna.

As Festas do Peão brasileiras são famosas no país inteiro e são reconhecidas mundialmente, sendo que algumas estão entre as maiores do mundo.


Barretos

Acontece todo ano na cidade paulista de Barretos tradicionalmente organizada e promovida pelo clube "Os Independentes". No ano de 1955, na cidade de Barretos, localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil, um grupo de rapazes solteiros realizaram a primeira Festa do Peão de Boiadeiro que se tem notícia. Desde então esta grande festa ficou conhecida internacionalmente pela sua gigantesca estrutura e alta qualidade dos peões, cavalos e touros que ali se apresentam. A festa é realizada no mês de agosto, coincidindo com o aniversário da cidade de Barretos, dia 25 do mesmo mês. É realizada, desde sua fundação, pelo clube "Os Independentes".

No ano de 2005, realizou o seu Jubileu de Ouro, cinquenta anos de festa. Até o ano de 1984, a Festa do Peão era realizada no Recinto Paulo de Lima Correa, no centro da cidade, palco das memoráveis Exposições de Gado, notadamente nas décadas de 50, 60 e 70. "Os Independentes", desde 1985, realizam a festa em enorme parque cuja área é de mais de 110 hectares, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, sendo que possui uma arena de rodeio com capacidade para 35 mil pessoas. Esta grande festa tem suas raízes no transporte de gado pelas estradas de terra desde as pastagens de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, passando por Barretos em direção aos frigoríficos desta cidade. Os peões das "comitivas" que levavam estas boiadas se reuniam no entardecer para brincar de montar cavalos bravos, daí então surgindo este costume. A prática do rodeio em touros, hoje muito mais dinâmica que a de cavalos, foi trazida dos Estados Unidos.

Arena para rodeios e shows

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page