sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Começou a Copa Nissan Sul-americana


A Copa Nissan Sul-americana começou para quatro times brasileiros nesta semana.
Flamengo, Fluminense, Coritiba e Vitória. Fla e Flu ficaram no empate e o Vitória consegiu uma vitória, belo o trocadilho, por 2X0 em casa no estádio do Barradão.
Com isso, tem uma boa vantagem sobre o coxa para o jogo de volta, que acontece em Curitiba. Já o Mengão e o Nense faz o segundo jogo no Maracanã, sem nenhum tendo vantagem sobre o outro, aquele que ganhar vai se classicar e se tivermos um novo empati, vai ser a famosa loteria, os pênaltis.
Copa Sul-americana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Copa Sul-americana (Copa Sudamericana em espanhol), cujo nome oficial atual é Copa Nissan Sul-americana por motivos de patrocínio, é uma competição internacional de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela CONMEBOL e patrocinada pela montadora japonesa Nissan. Substituiu em 2002 as copas Mercosul e Merconorte, que por sua vez substituíram no ano de 1999 a Copa Conmebol e a Supercopa. Disputada no segundo semestre, é a segunda competição mais importante entre clubes no continente sul-americano, inferior apenas à Copa Libertadores da América.

A Copa Sul-americana resultou da tentativa frustrada de se disputar uma Copa Pan-Americana de clubes, incluindo competidores das Américas Central e do Norte. Isso se reflete no convite de clubes filiados à CONCACAF para suas edições mais recentes. A competição é integrada por clubes qualificados em geral graças a critério desportivo, embora permaneçam casos como os de Boca Juniors e River Plate, sempre convidados pela AFA independentemente de desempenho técnico.

Segundo vários meios de comunicação, é uma continuação melhorada da Copa Conmebol, que seria a sua precursora pelas formas muito similares de classificação, e por imitar seu formato em jogos de ida e volta.

No Brasil

O Brasil não participou da primeira Copa Sul-America alegando problemas de calendário. O torneio não foi muito valorizado nos primeiros anos de disputa pelos grandes clubes brasileiros. A classificação de brasileiros para a Sul-Americana envolveu o Ranking de Clubes da Conmebol até a edição de 2004; atualmente ela se dá apenas ao mérito esportivo obtido na temporada anterior.

No regulamento atual classificam-se para a competição oito clubes: os que ocuparem da quinta à décima-segunda posição no Campeonato Brasileiro. A presença de outros clubes já classificados para a Libertadores entre os doze primeiros do Campeonato Brasileiro abre vagas na Sul-Americana para os próximos clubes mais bem posicionados.

Na disputa da Sul-Americana os oito clubes passam por duas fases: a primeira, nacional, elimina em jogos de ida-e-volta quatro equipes em confrontos envolvendo apenas clubes do Brasil. A segunda inclui equipes estrangeiras, também em jogos eliminatórios, das oitavas de final até a final. Gols marcados fora de casa e disputa de pênaltis são critérios de desempate.

CURIOSIDADES:
  • O Pachuca foi o primeiro time não-sul-americano a vencer a competição organizada pela CONMEBOL.
  • O Internacional foi o único campeão invicto na história da Copa Sul-Americana, com 5 vitórias e 5 empates em 10 jogos

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page