sábado, 15 de agosto de 2009

Adidas e sua História

Fundação: 1920


Sede: Herzogenaurach, Alemanha

Produtos Equipamentos e materiais esportivos

Website:
www.adidas.com


Adidas é uma empresa alemã de equipamentos desportivos. A empresa tem o nome de seu fundador, Adolf Dassler, que começou produzindo sapatilhas nos anos 1920 em Herzogenaurach próximo a Nuremberg. O nome "Adidas" é uma união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler, do fundador da empresa, "Adi" "Das"sler. A Adidas foi fundada em 1920, e Rudolf Dassler, irmão de Adi, seu parceiro desde a década de 1920, fundou uma empresa rival, a Puma.


História
Sede da Adidas, em Herzogenaurach, Alemanha.
A história da empresa apresentada na página oficial da web, está incompleta. Talvez por que esteja indiretamente ligada a escândalos financeiros.

Tapie decidiu mudar a produção para outro país, na Ásia. Ele também contratou a cantora Madonna para promoção.

Em 1992, Tapie não pôde pagar os juros de seu empréstimo. Ele pediu ao banco Crédit Lyonnais para vender a Adidas, e o banco comprou para si mesmo, o que é normalmente proibido pelas leis francesas. Aparentemente, o banco estatal tentou fazer um favor a Tapie, tentando livrá-lo dos problemas, já que Tapie era um ministro de Assuntos Urbanos (Ministre de la Ville) no governo francês na época. Esquecendo por que o banco realmente comprou a Adidas, Tapie mais tarde processou-o, porque se sentiu lesado pela venda.

Em Fevereiro de 1993, o Crédit Lyonnais comercializou a Adidas para Robert Louis-Dreyfus, um amigo de Bernard Tapie (e primo de Julia Louis-Dreyfus do seriado de TV Seinfeld). Robert Louis-Dreyfus se tornou o novo presidente da empresa. Ele também é presidente do time de futebol Olympique de Marseille, ao qual Tapie era intimamente ligado.

Loja da Adidas em Tel Aviv, Israel. O próprio Tapie foi à falência em 1994. Ele foi o objeto de diversos processos, principalmente relacionado à manipulação de resultados no clube de futebol. Ele passou 6 meses na prisão La Santé em Paris em 1997 depois de ter sido sentenciado a 18 anos.

Robert Louis-Dreyfus foi muito bem sucedido administrando a empresa até 2001.


Lojas

A rede possui lojas próprias (Concept Store) em diversos países. No Brasil, possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Recife, Natal, Vitória, Goiânia, Londrina e Ribeirão Preto.



Fornecimento e patrocínio

Um par das chuteiras do modelo "Samba" da Adidas.

Atualmente, a Adidas é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás da maior rival a Nike, e líder na Europa onde a Nike é a segunda. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para o futebol, apesar dos grandes investimentos que a Nike tem feito desde que entrou neste mercado, na última década.

A empresa distribui os uniformes das principais seleções do mundo, como a Alemanha, Argentina e Espanha, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.

Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA, e fornece material para grandes clubes do Mundo, na Europa para clubes como o Benfica, o AC Milan, Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea e Liverpool, e na América do Sul para grandes clubes como o River Plate, Fluminense e Palmeiras.


Referências

1.↑ http://www.embalagemmarca.com.br/embmarca/menu/almanaque/almanaque_n1_40?eZSESSIDembmarca=7225b72e953bf0a6bc8d003d4ad351f2

2.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page