terça-feira, 5 de maio de 2009

Rio 2016 ameaça denunciar Madri por espionagem na visita do COI, afirma site

A candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 ameaça denunciar os organizadores de Madrid 2016 à Comissão de Ética do COI. Segundo o site "Inside The Games", o comitê brasileiro alega que os espanhóis enviaram um espião ao Rio de Janeiro na última semana, durante a visita dos inspetores do COI.
O espião seria o jornalista britânico Simon Walsh, que teve cassada sua credencial e não pôde participar da última coletiva do COI na capital fluminense. Dirigentes da campanha carioca alegam que Walsh mentiu sobre a empresa para a qual estava trabalhando na cidade.
Walsh estava credenciado pela agência de notícias espanhola "EFE", mas os dirigentes brasileiros acreditam que ele foi enviado pela campanha de Madri para espionar. O britânico, de fato, trabalha para uma agência de publicidade envolvida na promoção da candidatura madrilenha. Seu nome aparece em vários comunicados enviados à imprensa internacional pela campanha espanhola.
- Estamos considerando levar a questão à Comissão de Ética do COI a ao comitê Madrid 2016. Todos sabem que as pessoas às vezes viajam por vários motivos jornalísticos e outros projetos em que estão envolvidos. O que foi muito incorreto em sua maneira de agir foi basicamente mentir para nós, e isso é um problema sério na questão de uma candidatura olímpica - disse ao "Inside The Games" o britânico Mike Lee, consultor da campanha Rio 2016.
Lee foi diretor de comunicações durante a campanha de Londres para sediar os Jogos de 2012. Lee contou que a suspeitas sobre as intenções de Walsh foram levantadas quando este não apresentou um crachá de veículo de imprensa e se recusou a deixar Lee confirmar suas credenciais com a "EFE". Ainda durante a visita, Walsh disse estar a serviço da agência espanhola.
- Fui credenciado pelo Rio 2016 como jornalista trabalhando para uma agência internacional. É por isto que estou aqui - ressaltou.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page