terça-feira, 19 de maio de 2009

Revista Veja "entrevista" Pierre de Coubertin

Estava procurando algumas informações no portal da revista Veja e resolvi clicar no link relacionado às Olimpíadas. Para a minha surpresa, descobri uma "entrevista" com o barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e autor da célebre frase que "o importante não é vencer, mas sim competir".

Ao longo das perguntas feitas na "entrevista", uma em especial aborda o envolvimento cada vez mais presente (já naquela época, diga-se de passagem) do profissionalismo no esporte. Também não poderiam passar desapercebidos, ainda que de forma muito incipiente, os primeiros conceitos de marketing associados ao esporte e, principalmente, a diferenciação entre o esporte amador e o esporte profissional.

Claro que a entrevista não aconteceu por razões óbvias (Coubertin faleceu em 1937, aos 73 anos de idade), mas não deixa de ser uma ideia bastante criativa e interessante, além de muito bem executada. Vale a pena dar uma olhada na sua íntegra na "edição especial" de Veja de abril de 1896, ano dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados em Atenas, na Grécia.


ESCRITO POR FERNANDO TREIN

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page